one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dicionário de Portugal

Imagem:

Compartilhar:

Enem: Saiba como o Novo Acordo Ortográfico pode ser cobrado na prova

Criado em 05/09/14 16h39 e atualizado em 10/10/14 14h50
Por Todas as Vozes Edição: Ana Elisa Santana Fonte:Rádio MEC AM

Em dezembro de 1990, sete países – Angola, Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Portugal, Guiné-Bissau e Moçambique  – assinaram o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa em Lisboa. Em 2004, o Timor-Leste também retificou o documento após conquistar sua independência. Este tratado internacional tem o objetivo de unificar as normas do idioma entre os países que têm o português como língua oficial, chamados lusófonos. Para conversar sobre este tema, o quadro Pode Cair no Enem entrevistou o professor de português do site Aulalivre.net, Maurício Leopoldo. ''O Enem se preocupa com as mudanças na língua. A partir de 2016, todas as regras do Acordo estão valendo, mas nos noticiários muitas palavras já não são grafadas como antes'', observa o professor.

Prepare-se para as provas usando o aplicativo Questões Enem

Ouça dicas de preparação no Minuto Enem

Tempos Modernos
As abreviações de palavras também merecem cuidado na hora da redação. A escrita usada na Internet, marcada pela rapidez e simplicidade, não é adequada para exames. ''As abreviações são ideais para a comunicação entre jovens, porém são um perigo. Minha dica para quem quer se sair bem é utilizar as redes sociais para treinar a grafia correta das palavras. O segredo é evitar encurtar os termos até a hora da prova'', aconselha.

As regras do Acordo Ortográfico serão cobradas definitivamente apenas no ano de 2016. Por isso, as bancas examinadoras e os setores da Educação ainda aceitam as duas regras ortográficas. No entanto, para Maurício Leopoldo, este motivo não justifica a falta de conhecimento sobre o regimento do Acordo Ortográfico. ''Quanto mais o aluno mostra o domínio da grafia, melhor. O ideal é saber o máximo possível de todo o conteúdo''.

Confira a entrevista completa no player abaixo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

O quadro Pode cair no Enem é apresentado durante o programa Todas as Vozes pela Rádio MEC AM em parceria com o Portal EBC, e vai ao ar todas as segundas-feiras, às 9h.



Edição: Ana Elisa Santana

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário