one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como capacetes, luvas e coletes

Imagem:

Compartilhar:

Técnico em segurança do trabalho é o curso mais procurado no Sisutec

Criado em 21/07/14 20h29 e atualizado em 21/07/14 20h44
Por Mariana Tokarnia Edição:Luana Lourenço Fonte:Agência Brasil

O curso de técnico em segurança do trabalho foi o mais procurado no primeiro dia de inscrição do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no fim da tarde de hoje (21). O curso recebeu 14.823 inscrições. Em seguida, estão os cursos de técnico em logística (11.641), de técnico em enfermagem (9.516), de técnico em informática (6.823) e de técnico em radiologia (6.641).

No total, segundo o MEC, 51.895 candidatos se inscreveram no programa no período.  Como cada um pode escolher até duas opções de curso, o número de inscrições chegou a 99.171. Em relação aos estados, a Bahia foi o que mais recebeu inscrições, 11.715. O Ceará está em segundo lugar, com 8.451 inscrições, e o Rio Grande do Norte em terceiro, com 7.520.

A expectativa do MEC é que o número de inscrições cresça a cada edição, por causa da alta demanda no Brasil pela contratação de técnicos. "O país tem a necessidade de aumentar a competitividade de suas empresas e a qualificação dos profissionais é um fator muito importante", disse o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Aléssio Trindade. "Há uma demanda muito grande por técnicos no país e essa demanda vai fazer com que haja uma procura cada vez maior dos cursos técnicos", acrescentou. 

Nesta edição, o Sisutec oferece 289.341 vagas gratuitas em cursos técnicos em instituições públicas e particulares e nos serviços nacionais de aprendizagem (Sistema S), distribuídas em 466 municípios das 27 unidades da Federação.

As vagas serão preenchidas prioritariamente por pessoas que tenham cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou em instituições particulares, na condição de bolsistas integrais. Além disso, os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e não ter tirado zero na redação. 

As inscrições podem ser feitas no site do Sisutec até sexta-feira (25). O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 29 deste mês. A matrícula dos alunos selecionados será do dia 30 de julho até 1º de agosto. A segunda chamada será divulgada no dia 5 do próximo mês, e as matrículas estão previstas para os dias 6, 7 e 8.

O Sisutec foi criado em 2013 e faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O processo seletivo do MEC ocorre duas vezes por ano.

Editor Luana Lourenço

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário