one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Instituto promove ação para divulgar cursos gratuitos na Baixada Fluminense

Criado em 30/07/14 11h34 e atualizado em 30/07/14 11h44
Por Agência Brasil Edição:Talita Cavalcante

Professores, servidores e alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ) promovem, até o fim da tarde de hoje (30), o segundo IFRJ em Movimento, em Nilópolis, na Praça Vereador Orlando Hungria (Praça do Estudante), na Baixada Fluminense. O principal objetivo do evento é despertar a população para os cursos gratuitos oferecidos no instituto em Nilópolis e divulgar a cultura e a ciência na região.

Leia também: Começa hoje matrícula de selecionados no Sisutec

Serão oferecidas diversas atividades como oficinas de libras e biologia, atividades sobre educação alimentar, cooperativa de reciclagem, além do incentivo à doações de livros. De acordo com a professora e organizadora da IFRJ em Movimento, Giselle Rôças, as pessoas não sabem da existência da instituição e muitas têm preconceito pelo fato de a instituição ser na Baixada Fluminense.

"A gente tem três campus na Baixada Fluminense: Caxias, Mesquita e aqui em Nilópolis, e a população não conhece. Queremos que as pessoas venham se inscrever e queremos mostrar também como isso tudo está integrado. Há um certo preconceito porque a instituição é na baixada e as pessoas acham que o ensino vai ser mais fraco e quando conhecem a instituição elas percebem que não é isso", explicou ela.

Segundo a professora, no primeiro movimento, a equipe do IFRJ recebeu cerca de 300 pessoas, e a expectativa para o evento de hoje é que mais pessoas visitem o espaço.

Durante a programação, os alunos e professores vão fazer mostra de insetos e bactérias, apresentações culturais e exposições de matemática. São oferecidos alguns cursos como o de mestrado em ensino de ciência, lato sensu em gestão ambiental, e linguagens artísticas, licenciaturas em química, física e matemática, bacharelado em produção cultural, além de cursos do ensino médio técnico.

Há diversas formas de ingresso no IFRJ. "Seja por meio do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], do Sisu [Sistema de Seleção Unificada] e alguns cursos se dão por processo seletivo interno", explicou Giselle Rôças. O instituto atende a cerca de 15,6 mil alunos e oferece 32 cursos de ensino médio técnico, 19 cursos de graduação, oito cursos de especialização e quatro de mestrado.

Editor Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário