one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O escritor paraibano Ariano Suassuna rodará o Brasil com o projeto Arte como Missão

Imagem:

Compartilhar:

Ariano Suassuna é homenageado na 2ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura

Criado em 15/04/14 22h32 e atualizado em 15/04/14 22h43
Por Helena Martins Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O escritor Ariano Suassuna foi homenageado, nesta terça-feira (15), na 2ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura. No último fim de semana, o uruguaio Eduardo Galeano também recebeu homenagem pela trajetória política e literária. A noite de hoje contou com o sotaque acentuado e quase cantado de Suassuna, paraibano reconhecido por obras diversas, que passam pela dramaturgia, romance, poesia e crítica das artes e das culturas.

Leia mais notícias sobre a Bienal do Livro

Os organizadores do evento e secretários do Governo do Distrito Federal iniciaram a homenagem. O secretário de Educação, Marcelo Aguiar, subiu ao palco sob vaias. Depois, ele mesmo entregou o Troféu Bienal para o escritor.

À vontade com a plateia que lotou o Museu da República e calou para escutá-lo, Suassuna começou pedindo desculpas, em tom de brincadeira, “por minha voz, que é feia, baixa, fraca e rouca”. Ele contou causos, fez piada com o esquecimento causado pela velhice e confessou o amor pela esposa, Zélia, com quem “namora” desde 16 de agosto de 1947 – fez questão de registrar. Apaixonado e apreciador do “rir e do fazer rir”, como destacou, o escritor e defensor da cultura popular, aos 86 anos, prepara-se para lançar um romance epistolar chamado Um Jumento Sedutor.

A arte da produção de tantas obras foi apresentada para a plateia, por meio de muitas histórias. Suassuna mostrou com causos o domínio da filosofia da arte, relembrou os tempos de professor de estética na Universidade Federal de Pernambuco, comprovou conceitos de Aristóteles sobre a essência do cômico - “uma desarmonia de pequenas proporções e sem consequências dolorosas” - e defendeu as personagens que criou, em especial João Grilo, o protagonista de O Auto da Compadecida.

Ironizando os críticos de suas obras, disse que logo que a maior delas foi lançada, em 1956, “chamavam João Grilo de anti-herói e o comparavam ao Macunaíma, coisa que eu não gostava não. E não gosto até hoje”. O autor defende que o personagem é um herói que “vence o clero corrupto, os proprietários rurais e até o diabo”, assevera, para então referir-se à astúcia como estratégia de sobrevivência usada pelos nordestinos que povoam seus escritos.

Do Nordeste, foram lembrados ainda, durante a homenagem, outros escritores, como José Lins do Rego e Jorge Amado. O coordenador da Bienal, Nilson Rodrigues, destacou que o troféu conferido  a Suassuna é também uma “homenagem aos escritores nordestinos que enriqueceram nossa cultura e fizeram grande a cultura brasileira”. Explicando as escolhas feitas pela organização do evento, ele  destacou que Ariano Suassuna e Eduardo Galeano, os dois homenageados da Bienal, “produziram obras que representam a síntese do povo latino-americano”. Povo que Suassuna fez questão de chamar de “grande”, ao pedir paciência à plateia com as dificuldades enfrentadas pelo Brasil. “A gente vai ter um país à altura desse grande povo que é o nosso”, afirmou.

 

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário