one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


No Brasil há um clube de programação do projeto Code Club em funcionamento no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.

Imagem:

Compartilhar:

Campus Party: projeto estimula alfabetização digital de crianças

Criado em 01/02/14 10h45 e atualizado em 01/02/14 11h22
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

Campus Party - Code Club - Complexo do Alemão
No Brasil há um clube de programação do projeto Code Club em funcionamento no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. (Foto: Code Club Brasil/Divulgação)

O que as crianças fazem quando não estão na escola, no período contrário às aulas? Opções não faltam: aulas de natação, balé, cursos de línguas estrangeiras... e por que não programação? Ensinar os pequenos a programar desde cedo é o objetivo do projeto Code Club, que foi apresentado na noite desta sexta-feira (31/1) na Campus Party, em São Paulo.

Leia mais notícias da Campus Party 2014

O Code Club é uma rede mundial criada na Inglaterra, em abril de 2012, que está presente no Brasil desde julho do ano passado e atualmente tem 35 salas em 14 estados de todas as regiões do país. A proposta não tem fins lucrativos e se desenvolve com o trabalho de voluntários, com o objetivo de ensinar crianças a programarem e fazerem seus próprios aplicativos de forma gratuita.

Qualquer pessoa pode fazer programação de computadores, de acordo o pedagogo, programador e voluntário da Code Club em Cascavel (PR), Jocemar do Nascimento. "Todos podem aprender, desde que a pessoa tenha a vontade e a paciência para programar. Só é necessário ter uma afinidade", explica.

O Code Club oferece gratuitamente o material didático para ensinar a programação às crianças. Qualquer instrutor de informática, programador ou pessoa interessada pode se voluntariar para criar um code Club em sua cidade - e não é necessário que o espaço seja dentro de uma escola. No Brasil há, inclusive, um clube de programação do projeto em funcionamento no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.

O foco do projeto é em crianças de 5 a 10 anos, idade de desenvolvimento na qual, segundo o pedagogo, a absorção de informação é maior, e é possível obter resultados rápidos. Os alunos participantes, quando se identificam com a programação, apresentam melhoras significativas em todo o desempenho escolar. "Para programar ele vai ter que ler, que desenvolver o raciocínio lógico, que pesquisar um tema. Para isso acontecer ele vai se aprimorar em outras áreas", acredita Jocemar.

Para o também voluntário Márcio Pires, o projeto oferece a oportunidade de fazer atividades interdisciplinares. "É um trabalho transversal. Com a programação você pode usar da matemática à língua portuguesa. Com disciplinas como história e geografia você pode pegar pontos e fazer uma ligação", defende.

O projeto, acredita Jocemar, pode ser uma boa forma de ocupar os laboratórios de informática das escolas do país, que atualmente não são tão utilizados quanto poderiam. "O mundo vai ter, daqui a 10 anos, 1,4 milhões de novos empregos em tecnologia. É preciso dar às crianças essa oportunidade de aprender", diz. Para saber como criar um clube da rede, basta acessar o site de voluntários da iniciativa. 

No vídeo abaixo, os voluntários Jocemar do Nascimento e Márcio Pires falam sobre o desenvolvimento dos alunos participantes do projeto. Assista:

Creative Commons - CC BY 3.0 -



Leia também:
Robótica com software e hardware livres incrementa formação de estudantes

Games podem ser aliados dos professores em sala de aula

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário