one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Para melhorar o desempenho dos estudantes da rede estadual do Rio de Janeiro de educação no Enem 2013, muitas escolas oferecem aulas e programas especiais para a prova.

Imagem:

Compartilhar:

Alunos da rede estadual do Rio voltam às aulas após greve e já enfrentam o Enem

Criado em 25/10/13 14h05 e atualizado em 25/10/13 14h51
Por Agência Brasil Edição:Davi Oliveira

Para melhorar o desempenho dos estudantes da rede estadual do Rio de Janeiro de educação no Enem 2013, muitas escolas oferecem aulas e programas especiais para a prova. (Alessandra Coelho/Governo do Rio de Janeiro )

Rio de Janeiro - Na véspera do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudantes da rede estadual de ensino retomaram hoje (25) as atividades integrais nas unidades de educação após o término da greve dos profissionais de educação, decidida ontem em assembleia. A votação ocorreu depois de mais de quatro horas de reunião. Os estudantes estão confiantes em participar do certame, apesar da paralisação, iniciada em 8 de agosto.

Alunos do Colégio Estadual Souza Aguiar, na região central da capital fluminense, disseram que, mesmo em desvantagem em relação aos estudantes do ensino privado, a expectativa é fazer uma boa prova para ingressar na universidade ano que vem.

Leia também:

Professores do Rio darão aula aos sábado para repor conteúdo

A um dia do Enem, estudantes devem ficar atentos ao horário e local de prova

"Os alunos de colégio particular fazem simulados e provas toda semana, sabemos que eles estão sendo muito bem preparados para isso. Acho que estamos um pouco em desvantagem, mas nossos professores nos deram muitas dicas e intensificaram os exercícios nessa reta final e nós aproveitamos muito bem", disse o estudante André Almeida, de 17 anos.

A estudante Tainá Matos, de 17 anos, disse estar preparada para a prova, mesmo tendo ficado o período da greve sem aulas de disciplinas importantes, como Matemática, Geografia e História.

"Eu procurei estudar bastante durante esse tempo em que ficamos sem essas aulas. Minha expectativa é conseguir fazer uma boa prova", disse.

De acordo com o Sindicato Estadual dos Profissionais de Ensino (Sepe), a adesão dos professores do estado à greve alcançou aproximadamente 80%, mas a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) diz que a paralisação foi 7%. Para repor o conteúdo pedagógico perdido, a Seeduc informou que haverá aulas aos sábados e após o horário de aula normal, nos dias de semana. Em princípio, a reposição de conteúdos e dias letivos vai até janeiro de 2014.

Na página da Seeduc na internet, o secretário Wilson Risolia agradeceu aos professores pelo retorno às aulas. Segundo ele, a decisão beneficiará os cerca de 75 mil alunos matriculados na rede estadual de ensino. Risolia também destacou os docentes que continuaram suas atividades durante o período de greve.

“Vamos trabalhar muito para que os estudantes tenham as aulas repostas. Estamos em um momento crucial para a educação no estado, quando avanços têm sido obtidos e precisamos seguir nesse caminho”, disse o secretário.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário