Compartilhar:
"Morte e Vida Severina" é finalista no Japan Prize 2013
Criado em 04/09/13 13h05
e atualizado em 04/10/13 18h14
Por TV Escola
O desenho animado que conta a história do retirante Severino desde o sertão de Pernambuco até as margens do Rio Capibaribe, em Recife, é a única produção brasileira entre as finalistas de todas as categorias do Japan Prize 2013, um concurso internacional para mídia educativa. A animação, produzida pela TV Escola, canal educativo do Ministério da Educação, contém o texto integral do consagrado Auto de Natal escrito por João Cabral de Melo Neto e desenhos baseados nos quadrinhos do chargista Miguel Falcão.
Morte e Vida Severina é um dos nove finalistas na categoria Educação Continuada. No total, o Japan Prize recebeu 331 inscrições, de 208 organizações diferentes, em 57 países, para concorrer nas seis categorias da premiação: pré-escola, infantil, juvenil, educação continuada, bem-estar e inovação.
Dirigido por Afonso Serpa, o desenho em 3D se mostra fiel à atmosfera mórbida que Severino enfrenta. Totalmente em preto e branco e com traços fortes, que às vezes se aproximam à xilogravura, a animação reforça a aspereza e dificuldade de uma vida Severina.
Assista à íntegra da animação 3D no player abaixo. Você também pode assistir pelo site da TV Escola.
A trajetória do retirante suscita, até hoje, debates sobre a seca no nordeste, reforma agrária, imigração, fome e miséria. Há, porém, o contraponto da morte Severina, “aquela que se morre de velhice antes dos trinta, de emboscada antes dos vinte, de fome um pouco por dia”; que é, nas palavras do Mestre Carpina, personagem de João Cabral, o espetáculo da vida, “que corrompe do sangue novo a anemia, infecciona a miséria com vida nova e sadia, com o oásis o deserto, com ventos a calmaria”.
Leia também:
Conto de João Guimarães Rosa ganha versão inédita para o teatro
Dorival Caymmi: cinco anos sem o Poeta do Mar
Acesse aplicativo Questões Enem para treinar para a prova
A premiação
Criado em 1965 pela emissora NHK, o Japan Prize surgiu como um concurso internacional de programas educativos com o objetivo de melhorar a qualidade desses programas ao redor do mundo e contribuir para o desenvolvimento e cooperação internacional em nome da educação.
A comissão avaliadora julgará os vídeos entre os dias 17 e 24 de outubro. A cerimônia de premiação ocorre no mesmo dia em que terminam os julgamentos.
Deixe seu comentário