one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem ilustrativa para educação a distância.

Imagem:

Compartilhar:

Ferramentas para conectar dados podem melhorar qualidade do ensino

Criado em 14/05/13 17h36 e atualizado em 16/05/13 08h16
Por Ana Elisa Santana - Portal EBC

Alguns anos atrás, os estudantes recorriam às enciclopédias, livros e revistas para fazerem suas pesquisas e trabalhos da escola. Atualmente o processo é mais prático: com avanço da tecnologia se tornam cada vez mais populares as buscas por fontes em meio eletrônico. Agora é possível, além de encontrar material didático, como pesquisas e artigos científicos, é possível também compartilhar nossos próprios projetos.

Leia também: Pesquisa desenvolve sistemas que tornam computadores “pensantes”

Fazendo esta comparação, o editor da revista científica Elsevier, Sweitze Roffel, abriu na tarde desta terça-feira (14/05) a terceira edição do Linked Learning (Lile2013), um workshop de Ensino e Aprendizado com o uso de ferramentas da web. No encontro, que é parte da conferência www2013, pesquisadores apresentaram e debateram novas ferramentas que podem contribuir com o trabalho de professores e ajudar os estudantes a ter mais qualidade em seus estudos.

Uma das ferramentas é o projeto cite4me, desenvolvido pelo pesquisador brasileiro Bernardo Pereira Nunes, da PUC-Rio e do Centro de Pesquidas L3S da Alemanha, que usa diferentes fontes de dados para busca de publicações na internet. “Nosso objetivo é ampliar as possibilidades para suportar as necessidades dos professores e alunos. (...) Não só ter uma busca por meio de palavras-chave, mas também utilizando a semântica para recuperar os dados”, explica Bernardo. Assista abaixo ao vídeo em que Bernardo explica essas ferramentas:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

No Lile2013 também foi divulgado o desafio Linkedup Challenge, que convida estudantes de ciência da computação a desenvolver ferramentas parecidas. A proposta é parte do projeto Linkedup, que segue a ideia de colaboração para professores, especialmente os que atuam em educação à distância. Clique aqui para saber mais detalhes sobre o concurso.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário