one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Valor do piso em 2013 é de R$ 1.567

Imagem:

Compartilhar:

Brasil ainda tem 3,6 milhões de crianças e jovens fora da escola

Criado em 06/03/13 12h01 e atualizado em 06/03/13 12h47
Por Amanda Cieglinski Fonte:Portal EBC

Sala de aula escola
Brasil ainda tem 3,6 milhões de crianças e jovens fora da escola (David Schott/Creative Commons)

Desde 2009, uma emenda constitucional ampliou a obrigatoriedade escolar no Brasil que vai da pré-escola até o ensino médio. Isso significa que todas as crianças e adolescentes, dos 4 aos 17 anos de idade, devem estar matriculados na escola. Apesar do crescimento no acesso à educação nas últimas décadas, ainda há um longo caminho a percorrer: 8% da população em idade escolar está fora das salas de aula. O índice representa 3,6 milhões de crianças e jovens, contingente que equivale ao total da população do Uruguai.

Veja também:
Bate-papo vai discutir condições de acesso e qualidade da educação; assista

Os dados foram apresentados em relatório divulgado hoje (6) pelo Movimento Todos pela Educação. A entidade monitora cinco metas relacionadas ao acesso e a qualidade do ensino no país, entre elas a taxa de atendimento dos brasileiros de 4 a 17 anos. O estudo mostra que os maiores problemas do atendimento estão localizadas nas duas “pontas” da educação: a pré-escola e o ensino médio.

Enquanto no ensino fundamental (6 a 14 anos), 98,2% das crianças estão na escola, na pré-escola (4 e 5 anos) e no ensino médio (15 a 17 anos), os índices são de 81,7% e 80,6%, respectivamente.

No caso da pré-escola, o desafio é criar 1.050.560 vagas para atender os alunos nessa faixa etária. A região Nordeste é a que tem a maior taxa de atendimento: 87,2% das crianças de 4 e 5 anos estão na escola. Norte e Sul apresentam as menores taxas: 71,3% e 71,4%, respectivamente.

“Na outra ponta, o ensino médio continua sendo um grande desafio a se enfrentar. Um número ainda expressivo de jovens está fora de qualquer sistema de ensino, seja por necessidade de trabalhar, seja por não se sentir motivado a permanecer na escola”, destaca o relatório.

Nesta quarta-feira, o portal EBC promove um bate-papo com PriscilaCruz e Mozart Neves Ramos, do Todos pela Educação, para discutir os resultados da pesquisa, a partir das 16h. Acompanhe!

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário