one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


18,3 milhões de estudantes brasileiros recebem o Bolsa Família

Imagem:

Compartilhar:

Valor investido em aluno brasileiro é três vezes menor do que em países desenvolvidos

Criado em 06/03/13 12h18 e atualizado em 06/03/13 16h53
Por Amanda Cieglinski Fonte:Portal EBC

Nos últimos anos, cresceu o investimento público em educação. No ano 2000 o país aplicava 3,9% do Produto Interno Bruto (PIB) na área, índice que chegou a 5,3% em 2011. Entretanto, o valor investido por aluno anualmente ainda é muito inferior ao que é aplicado por outros países, especialmente aqueles que contam com sistemas de ensino mais consolidados. O investimento feito em um aluno norte-americano, por exemplo, é seis vezes maior do que a quantia que é aplicada na educação de um estudante brasileiro.

Os dados fazem parte do relatório “De Olho nas Metas”, divulgado hoje (6) pelo movimento Todos Pela Educação. A análise foi feita a partir de informações compiladas pela Organização pela Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre o gasto anual por aluno de 35 países. Apesar de o Brasil ocupar posição de desatque no cenário econômico mundial, o estudo aponta que o país ocupa a antepenúltima posição, atrás de outros latino-americanos como Chile, Argentina e México. Por ano, um aluno brasileiro recebe um investimento de US$ 2.416,10. Enquanto isso, a média investida em um aluno dos países da OCDE é 3,45 vezes maior. 

São membros permanentes da OCDE 34 países, a maioria com alto desenvolvimento socioeconômico, embora nem todos estejam nesse patamar, como México ou Chile. O Brasil participa como convidado em vários estudos, da mesma forma que Rússia, China, Indonésia e África do Sul, entre outros países emergentes.

Gasto por aluno nos países da OCDE (em dólares)

Fonte: De olho nas metas/ Todos pela Educação

*os dados são referentes a 2009

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário