one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Participante do II Fórum da Internet usando o computador

Imagem:

Compartilhar:

Confira dicas para conseguir uma vaga de estágio

Criado em 27/02/13 17h57 e atualizado em 28/02/13 15h39
Por Portal EBC

O estágio é o primeiro passo na construção de uma carreira profissional. E o início do semestre é sempre propício para quem está procurando uma vaga. Para ajudar os candidatos a estagiários, o portal EBC promoveu um bate-papo sobre o tema. O presidente da Associação Brasileira de Estágios (Abres), Carlos Mencaci, e o superintendente de operações do CIEE, Eduardo Oliveira, deram dicas sobre como conseguir a vagas. Assista ao bate-papo e confira as dicas abaixo:

 

 

Onde procurar as vagas – existem vários “agentes de integração” que fazem a ponte entre as faculdades e a empresas e são responsáveis por recrutar os estudantes e acompanhar o estágio. Uma delas é o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que neste mês de fevereiro tem mais de 10 mil vagas disponíveis. “Indicamos que desde o início do curso ele faça o cadastro no nosso site”, recomenda Oliveira. Outra dica é procurar diretamente na empresa onde o estudante tem interesse em trabalhar. “Entre nos sites das empresas, estude as oportunidades, as características da empresa e deposite seu currículo”, recomenda Mencaci. A Abres oferece no seu site uma lista de insituições de integração. Acesse aqui

Leia também: EBC abre inscrições para processo seletivo de estágio em Brasília

Currículo – se o o estudante não tem experiência profissional, existem outras maneiras de tornar o currículo interessante. “O aluno pode não ter experiência profissional, mas tem experiência de vida”, compara Carlos. Ele recomenda que o candidato enumere projetos sociais que tenha participado, cursos extracurriculares e atividades que podem indicar as competências e habilidades que ele desenvolveu ao longo da vida. “Vale citar viagens internacionais, intercâmbios ou outras experiências”, diz. Informações íntimas ou familiares devem ser evitadas. Segundo Mencaci, a atitude pode ser mal interpretado pelo selecionador.

Oliveira lembra que é fundamental manter o currículo e cadastros atualizados em caso de troca de telefone ou e-mail – o candidato pode perder a vaga porque a empresa tem dificuldade para entrar em contato. Mencaci alerta que atualmente as redes sociais tem sido fonte de informação para os empregadores. Muitos acessam o perfil dos candidatos no Facebook, Twitter ou outra redes para investigar a postura do futuro estagiário. Uma conduta incorreta pode significar a eliminação no processo. “Muita gente que ia ter uma boa oprotundiade acaba perdendo. Tomem cuidado, o jovem precisa hoje ter uma postura cuidadosa nas redes sociais”, diz.


Como se preparar para as etapas de seleção – atualmente, os processos seletivos de estágio são tão complexos quanto os de empregos. Muitos incluem várias etapas como dinâmicas, provas e entrevistas. Por isso o estudante precisa estar bem preparado. “Nessas dinâmicas você está sempre em foco, sendo observado. É importante saber o momento de se posicionar. Saber ouvir, ser sempre sincero, evitar falar demais, evitar gírias e sempre responder o que lhe for perguntado”, reocmenda Eduardo. Não esqueça de acessar o site e buscar informações sobre a empresa que está oferecendo a vaga, isso contará pontos no momento da entrevista. O CIEE oferece em seu site diversos cursos gratuitos, entre eles como se preparar para entrevistas e trabalhar em equipe. Vale acessar para se prepararar melhor.

Quando procurar um estágio – desde o primeiro semestre o aluno já pode procurar uma vaga, mas alguns cursos tem restrições e só permitem que o estudante estagie nos anos finais do curso. Carlos Mencaci destaca que muitos estudantes procuram o estágio justamente para poder pagar o curso. “Pode não ser o estágio dos sonhos, mas ele já entra no mercado, começa a ter um aprendizado profissional, muda a maneira de pensar e até a forma como ele vai viver o curso dele”, aponta. No final do curso aumentam as chances de encontrar uma vaga mais próxima daquela considerada ideal. “Nesta fase as empresas vão estar mais interessadas em você e quando for mandar o currículo você já vai ter feito estágios no primeiro ou segundo ano do curso”, destaca Mencaci.

Possibilidades de contratação – Um dos efeitos do crescimento econômico que o Brasil vive atualmente é a falta de mão de obra qualificada. Por essa razão, aumentaram as chances de contratação do estagiário ao fim do curso – ou muitas vezes ainda antes de concluir a graduação. Por isso a oportunidade deve ser muito bem aproveitada para desenvolver habilidades profissionais e mostrar o seu potencial. “Vivemos um apagão da mão de obra e o estagiário é uma excelente opção para a empresa. Nada melhor do que formar essa mão de obra”, destaca Oliveira. Dados do CIEE indicam que, atualmente, 64% dos estagiários são efetivados pelas empresas.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário