one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Lista de classificação parcial será divulgada diariamente no Sisu

Imagem:

Compartilhar:

Candidatos podem consultar nota de corte do Sisu

Criado em 08/01/13 10h31 e atualizado em 08/01/13 10h58
Por Yara Aquino Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Nota de corte do sisu
A primeira edição de 2013 do Sisu oferece 129 mil vagas em 101 instituições públicas de educação superior. (Emília Silberstein/ UnB Agência)

Brasília – Os candidatos a uma vaga nas universidades e institutos federais de ensino superior que aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já podem consultar as notas de corte para os cursos oferecidos, referente ao primeiro dia de inscrições. A consulta foi liberada na madrugada de hoje (8) no endereço eletrônico http://sisualuno.mec.gov.br/. A expectativa é que a próxima nota de corte seja divulgada na madrugada de quarta-feira (9).

Esse resultado é a menor nota para o estudante ter chances de ficar entre os potencialmente selecionados e é calculado uma vez por dia para cada curso. Isso é feito com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte se modifica de acordo com a nota dos inscritos. Quanto mais concorrido o curso, maior deve ser a nota de corte, que variam ainda conforme a modalidade escolhida – cotista ou livre concorrência.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada.

Durante o período de inscrição, o candidato poderá consultar em seu boletim, na página do Sisu, a sua classificação parcial na opção de curso escolhido, de acordo com o MEC. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Essa classificação é apenas uma referência e pode ser observada pelo estudante durante o período em que o sistema estiver aberto para as inscrições. Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados e, em seu boletim de acompanhamento, o candidato pode consultar a sua classificação e o resultado final.

A primeira edição de 2013 do Sisu oferece 129 mil vagas em 101 instituições públicas de educação superior. Até as 20h de ontem (7), o sistema havia recebido mais de 809,6 mil inscritos. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lidera a procura por vagas no Sisu. Entre as regiões do país, o Sudeste e o Nordeste têm o maior número de inscritos.

Podem concorrer às vagas no Sisu os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e não zeraram a redação. As inscrições estão abertas até a próxima sexta-feira (11), exclusivamente na internet. O candidato pode fazer opções por até dois cursos e durante o período de inscrição pode modificar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada. A primeira chamada de selecionados está prevista para o dia 14 de janeiro.

Veja o portal de busca que a EBC preparou para quem vai concorrer ao Sisu.


Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário