one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Tire suas dúvidas sobre a nota do Enem

Criado em 28/12/12 16h14 e atualizado em 28/12/12 16h30
Por Ministério da Educação

O Ministério da Educação divulgou nesta sexta (28/12), junto aos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), um manual que explica como foi calculada a nota que você tirou no Exame. No manual também estão as respostas para as perguntas mais frequentes sobre nota, baseadas no que os participantes falam nas redes sociais. Confira abaixo:

Por que em 2011 acertei mais questões em Matemática do que em 2010 e a nota foi menor?
A nota na TRI não é calculada diretamente pelo número de acertos. A nota se baseia na complexidade do que é exigido em cada questão. Apesar de as provas de 2010 e 2011 possuírem o mesmo conteúdo pedagógico, na prova de 2011, havia questões relativamente mais fáceis do que na prova de 2010, o que exigiu dos participantes um maior número de acertos para mostrar o mesmo domínio.

Como calcular a média das minhas notas no Enem?
O Inep divulga as notas por área do conhecimento. Cada universidade tem autonomia para definir os critérios de uso das notas do Enem para ingresso na educação superior.

Como se pode, na prova do Enem 2011, acertar 40 questões em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e minha nota ser 658,2?
Apesar do número grande de acertos, é preciso analisar a coerência das respostas na prova. provavelmente, das cinco questões que você errou, deve haver algumas questões bem fáceis e, por isso, o acréscimo da sua nota não foi maior. É importante lembrar também que a nota máxima na prova de linguagens, Códigos e suas tecnologias, na edição de 2011, foi 795,5, ou seja, caso você tivesse acertado 45 questões, sua nota teria sido 795,5.

Se acertei mais questões em Ciências Humanas que em Matemática, por que minha nota em Matemática é maior?
O importante é você verificar, a partir da escala pedagógica construída pelo Inep para cada uma das áreas, o significado pedagógico da nota que você obteve em cada área. As notas não são comparáveis diretamente entre as áreas.

Qual é o peso de cada questão do Enem utilizado no cálculo da nota?
No Enem, não são utilizados pesos para o cálculo das notas. A estimação da proficiência tem como base a consistência das respostas e as características (parâmetros) de cada questão. Entretanto, esses parâmetros não podem ser interpretados como pesos, e está errada a inferência de que a divulgação dos parâmetros possibilitaria a reprodução dos cálculos a partir de simples ponderações.

A utilização da Tri no cálculo dos resultados torna a prova do Enem mais difícil?
O uso da TRI no cálculo dos resultados não altera a dificuldade da prova. A TRI não modifica, significativamente, a classificação dos participantes em relação ao percentual de acertos. Contribui, sim, para detalhar melhor as notas, o que ajuda a evitar grande número de empates. Aplicando ou não a trI, o mais preparado se sairá melhor na prova.

Como sei se fui bem na prova depois da divulgação das notas?
Meses depois da aplicação do exame, o Inep divulga em seu site, na página de acompanhamento do Exame, o boletim do participante, o qual registra a porcentagem de participantes do Enem por faixa de proficiência (abaixo de 300, 300 a 400, 400 a 500, 500 a 600 e, assim, sucessivamente). A partir dessa distribuição, é possível verificar em qual faixa sua nota se posiciona.

Quais as notas mínima e máxima nas provas objetivas?
As notas mínimas e máximas variam e dependem das questões da prova. Como as questões das provas não são as mesmas, em cada ano, podemos ter notas mínima e máxima diferentes. na divulgação dos resultados, o Inep disponibilizará as notas mínima e máxima das provas objetivas.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário