one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Guia Enem

Imagem:

Compartilhar:

Guia explica a nota que você tirou no Enem

Criado em 28/12/12 15h39 e atualizado em 11/01/13 14h17
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

Estudantes chegam para fazer o Enem
Manual tira dúvidas dos estudantes sobre a nota no Enem (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na manhã desta sexta-feira (28/12), as notas dos estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Junto às pontuações, o Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do Exame, publicou em seu portal um guia para que os candidatos a uma vaga no ensino superior possam entender como é calculada a nota.

O documento explica a metodologia de correção das questões objetivas, a  Teoria de Resposta ao Item (TRI), os critérios para o peso de cada uma das questões, a relação entre a nota da TRI e o número de acertos. Para acessá-lo, clique aqui (arquivo em PDF). No manual também estão as respostas para as perguntas mais frequentes sobre a nota, baseadas no que os participantes falam nas redes sociais. Leia as perguntas e respostas.


TRI: entenda como é calculada a nota do Enem

Entenda como funciona o Sisu e veja as universidades que aderiram ao Enem

Confira as 129 mil vagas oferecidas pelo Sisu
 

Nota do Enem
Após a avaliação do desempenho dos estudantes que prestaram o Enem, cada participante tem cinco notas: uma para cada área da prova objetiva (Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias) e a nota da redação.

Cada instituição de ensino que utiliza o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o ingresso de novos estudantes tem regras próprias para utilizar as notas obtidas no Enem, colocando peso nas notas das áreas que julgue ser mais importantes para o curso que está sendo pleiteado ou fazendo uma média aritmética simples.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário