one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Valdemir Donizette Zamparoni

Imagem:

Compartilhar:

Valdemir Donizette Zamparoni fala sobre heranças e identidades africanas

Criado em 19/10/12 15h32 e atualizado em 18/03/16 15h20
Por EBC Fonte:EBC

Valdemir Donizette Zamparoni
Valdemir Donizette Zamparoni, historiador e professor do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos do Centro de Estudos Afro-orientais da Universidade Federal da Bahia.

O professor, Valdemir Zamparoni, que ensina História da África desde 1984, conta que até 1979, não havia referencias sobre a História da África. Ele lembra que em 1982 saiu o primeiro volume publicado em português, com edição feita no Brasil. “Passava vergonha por dizer que a única língua para a qual a versão não tinha sido completada ainda era a língua portuguesa, por ignorância dos brasileiros em relação à África e aos seus descendentes”. 

No primeiro contato que estabelece com seus alunos em sala de aula, Zamparoni pede cinco palavras que vêm na cabeça dos universitários quando pensam em África, e o resultado é quase sempre o mesmo: miséria, guerra, fome e destruição. Essa imagem negativa do continente africano foi construída nesse mundo Ocidental há vários séculos e repetida incessantemente pela mídia.

Zamparoni citou uma repórter de um dos veículos mais importantes do pais que fez uma cobertura jornalística sobre a África: “ Ela disse que a África era um continente com milhões de miseráveis, prejudicado por colonizadores, devastado pelas guerras e ameaçado pela Aids. Logo depois, disse que a África é, também, um continente promissor deitado em petróleo, diamante, zinco e alumínio, além de  ter um povo particular e uma rica cultura”, conta.

O professor diz ter ficado chocado ao constatar que a matéria repetia estereótipos: as matérias-primas que foram motivo da cobiça dos europeus, a descrição de um povo tão selvagem quanto os animais, e a descrição de uma cultura africana (negando a pluralidade do continente). Para Zamparoni, essa homogeinização é o principal fator da desumanização e e exclusão da África.”

Confira o discurso de Valdemir Zamparoni:

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário