one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Maria Aparecida Bento

Imagem:

Compartilhar:

Maria Aparecida Bento fala sobre os caminhos para institucionalização da lei 10.639/2003

Criado em 18/10/12 12h12 e atualizado em 07/07/16 14h20
Por EBC Fonte:EBC

Maria Aparecida Bento
Maria Aparecida Bento, diretora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, CEERT-SP. (tv brasil / Creative Commons)

A diretora do Centro de Estudo das Relações de Trabalho (CEERT-SP), Maria Aparecida Bento, diz que a publicação da coleção da Unesco representa um momento muito importante para quem faz parte do movimento negro no país. Ela lembra que a área de educação é onde existe a maior concentração de ativistas, pesquisadores e produção de estudos.

A diretora do CEERT-SP acredita que a obra é uma grande conquista porque remete a gestão e a políticas públicas. “Quando o movimento negro investe em educação, é porque acredita que é uma via para se construir uma sociedade mais justa e democrática. Nosso desafio está em como efetivar essa conquista e fazer com que ela se dissemine por todo o país, tornando-a acessível às escolas e a toda a população”, afirma.

Maria Aparecida Bento diz que história da África não é só a história dos africanos, mas também a dos europeus. Ela permite conhecer com mais detalhes a história europeia e  recoloca negros e brancos em seus papeis na construção do mundo. Para ela, trata-se de uma mudança de paradigma, uma outra visão de mundo e muitos interesses em jogo. “A África foi apresentada como primitiva e  isso tem impacto sobre a identidade do negro e da nação brasileira. Este país, agora, tem um reencontro consigo mesmo para reencontrar sua identidade”, diz Bento.

Confira o discurso de Maria Aparecida Bento:

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário