one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


José Flávio Sombra Saraiva

Imagem:

Compartilhar:

José Flávio Sombra Saraiva fala sobre memória e tradição oral

Criado em 19/10/12 14h32 e atualizado em 18/03/16 15h20
Por EBC Fonte:EBC

José Flávio Sombra Saraiva
José Flávio Sombra Saraiva, professor de Relações Internacionais da UnB e presidente da Associação Brasileira de Relações Institucionais. (Unesco)

O professor, José Flávio Sombra Saraiva, destaca a relação entre as histórias da América e a África. Ao contrário do que muitos pensam, Colômbia, Peru, Equador e México também tiverem heranças africanas. “A África não é do Brasil, ela é do mundo”, diz Saraiva.

O professor anunciou a importância das tradições orais na construção do conhecimento. Para ele, a oralidade é uma fonte irrecusável, metodologicamente adequada para a captura da profundidade histórica que não aparece nos escritos. Para respaldar sua afirmação, Saraiva cita um trecho da coleção da Unesco:

“A escrita é a fotografia do saber, mas não o saber em si. O saber é o anúncio que existe no homem, a herança de tudo aquilo que nossos acentrais vieram a conhecer e que se encontra latente em tudo o que nos transmitiram, assim como o baobá já existe em potencial em sua semente”.

Confira o discurso de José Flávio Sombra Saraiva:

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário