one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Museu do Gonzagão é uma das atrações do Parque Aza Branca, em Exu (PE).

Imagem:

Compartilhar:

Parque Aza Branca apresenta vida e obra de Gonzagão durante todo o ano

Criado em 15/12/12 16h43 e atualizado em 07/07/16 14h35
Por Allan Walbert Fonte:Portal EBC

Exu, Pernambuco - A semana do Centenário de Luiz Gonzaga em Exu (PE) levou à região uma programação variada em torno da obra do Rei do Baião. Apresentações de grupos culturais, shows e oficinas foram algumas das atrações. Mas para quem pretende visitar a cidade natal do músico em outras épocas do ano, a dica é o Parque Aza Branca.

O Parque Aza Branca é o principal ponto turístico de Exu. Ele foi fundado pelo próprio Luiz Gonzaga. A Fazenda onde foi instalada a atração foi comprada por ele em 1972. Em 1982, o sanfoneiro volta a morar em Exu e elege o Parque como moradia definitiva.

Veja galeria de fotos do Parque Aza Branca:

Entre os destaques do espaço estão a Casa do Baião – onde morou Luiz – com todos os móveis e utilitários do jeito que deixou e um grande acervo fotográfico; o museu propriamente dito, com acervo fonográfico, troféus e presentes que recebeu; a casa de seu pai, Januário, que morou e morreu no local; duas pousadas nas quais Gonzaga recebia os visitantes; o mausoléu onde estão enterrados o sanfoneiro e sua mulher, Helena; e um palco para apresentações.

A coordenadora da ONG Aza Branca, Clemilce Cardoso Parente, explica o significado desse conjunto cultural. “Se esse não for o lugar mais importante de todo o Pernambuco, é do exuense, é do sertão”, diz.

Assista abaixo a entrevista exclusiva que Clemilce concedeu ao Portal EBC:

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário