one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Paulo Pinto / Ligas SP / Fotos Públicas

Compartilhar:

Conheça a história das escolas de Samba de São Paulo

Criado em 06/02/16 10h18 e atualizado em 06/02/16 16h29
Por Portal EBC

São Paulo é considerada capital econômica do Brasil, mas nem por isso respira seriedade o ano inteiro. Quando começa o canrnaval, centenas de blocos ganham as ruas com todos os ritmos musicais e muita gente fantasiada, e o sambódromo do Anhembi se torna palco de desfiles que em nada perdem para a Sapucaí do Rio de Janeiro. A cada ano, as escolas de samba ganham mais integrantes e fãs que cantam seus sambas-enredo e ajudam a dar brilho ao carnaval.

Muita coisa se passou desde a criação da primeira escola de samba de São Paulo até hoje. No carnaval 2016, o sambódromo do Anhembi será palco dos desfiles de 14 agremiações do Grupo Especial nos dias 5 e 6 de fevereiro, e de mais 9 escolas no Grupo de Acesso, que desfila no domingo (7), com transmissão ao vivo para o estado de São Paulo na TV Brasil.

Você sabe como surgiu essa tradição na cidade de São Paulo? Confira abaixo algumas curiosidades sobre o carnaval paulista:

Nascimento das escolas de samba

As escolas de samba surgiram em 1846, quando um grupo dos foliões com bombos e tambores, comandados por um português chamado Zé Pereira, saiu às ruas do Rio de Janeiro nos dias de carnaval fazendo o maior barulho. Essa tradição chegou a São Paulo no ano de 1935.

O carnaval carioca e o rádio

Com a influência da Rádio Nacional, que havia começado a transmitir os desfiles carnavalescos do Rio, nasceu a Primeira de São Paulo, no ano de 1935, considerada a primeira escola de samba da capital paulista. Nesse mesmo ano, agremiações mais populares foram incluídas no carnaval oficial da Prefeitura de São Paulo, que passou a oferecer local, arquibancadas, infraestrutura, além de apoiar e oficializar campeonatos.

Lavapés é a escola mais antiga em atividade

Em 1937 surgia, pelas mãos de uma mulher conhecida como Madrinha Eunice, a mais antiga escola de samba paulista ainda em atividade: Lavapés. Madrinha Eunice, mulher, negra e de origem humilde, era considerada avançada para a época por se envolver com o samba.

A Lavapés foi sete vezes campeã do Grupo Especial, mas não acompanhou a evolução das concorrentes: a escola começou a cair em 1977 e acabou deixando o grupo de elite do carnaval paulistano.

Na esteira dessas escolas, surgiram outras tantas como a Vai-Vai, Nenê de Vila Matilde e Peruche. Na década de 1970, chegaram as "novas": a primeira delas foi a Mocidade Alegre, que antes era um bloco de rua.

Escola de samba Lavapés
Escola de samba Lavapés. Foto: Divulgação

Torcidas organizadas de futebol abraçam o carnaval

Durante as décadas 1970 e 1980, foi feita a aliança entre as escolas de samba e os times de futebol paulistas. Nessa época, surgiram entidades carnavalescas que fariam muito sucesso no futuro, como a Gaviões da Fiel, multicampeã desfilando pela categoria dos blocos em São Paulo. Na mesma década, surgiram a TUSP (Torcida Uniformizada do São Paulo), a TUP (Torcida Uniformizada do Palmeiras), que não acompanharam com muito sucesso a força que a Gaviões já tinha.

Carnaval SP 2015 Gaviões da Fiel
Gaviões da Fiel no carnaval 2015 de São Paulo

Em 1991 a Mancha Verde e a TUP (afastada do Carnaval) foram convidadas a desfilar na Águia de Ouro. A torcida do Palmeiras, então, aderiu à escola, e assim começou a ajudá-la a crescer. Foram surgindo várias entidades como a Torcida Jovem do Santos, TUP, Camisa 12 e Dragões da Real.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário