one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Luiz Alfredo Garcia-Roza fala sobre romance policial no Observatório da Imprensa

Criado em 31/01/16 15h35 e atualizado em 31/01/16 16h04
Por TV Brasil

O apresentador Alberto Dines entrevistou o escritor Luiz Alfredo Garcia-Roza, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e autor de livros policiais, em mais uma edição do programa Observarório da Imprensa, da TV Brasil.

As histórias dos livros de Luiz Alfredo Garcia-Roza se passam, em sua maior parte, na cidade do Rio de Janeiro, entre os bairros de Copacabana e Peixoto. O seu livro de estreia, "O Silêncio da Chuva", foi publicado em 1996 e venceu o prêmio Jabuti, a maior premiação literária brasileira, na categoria romance.

Garcia-Roza, que tem formação em psicologia e filosofia, fala sobre a estrutura dos romances policiais e conta como estrutura seus livros, não necessariamente incluindo essas influências nas narrativas. Baseado em Edgar Allan Poe, ele afirma que a essência de cada crime é inescrutável, impenetrável. "O assassinato puro e simples dá a chave daquilo que vai constituir o fundamental da literatura policial. (...) acabo me colocando frente esta morte no lugar que não me caberia como escritor, que é o do investigador, que pode ser policial ou não", diz.

Assista à entrevista completa:

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário