one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Kandinsky/Reprodução

Compartilhar:

Conheça 5 pintores da arte moderna e contemporânea

Criado em 26/01/16 17h02 e atualizado em 26/01/16 18h02

Surrealismo, expressionismo, cubismo... depois de séculos apreciando obras clássicas, a sociedade pós-Revolução Industrial se viu com novas tecnologias como a fotografia e o cinema, e nas artes plásticas as formas abstratas ganharam espaço. São tantos os movimentos surgidos nos períodos de arte moderna, contemporânea e pós-contemporânea, que é possível se confundir com algumas das características.

Para minimizar essa confusão, conheça alguns dos artistas que se destacam em seus cenários:

Kandinsky (1866-1944)

O russo Wassily Kandinsky é um dos responsáveis pela inserção da abstração nas artes visuais. Suas obras tinham direta influência da música clássica, especialmente o compositor Arnold Schönberg, com quem manteve correspondência entre 1911 e 1914.

O artista foi professor na Bauhaus, cultuada escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda na Alemanha. Além das pinturas, Kandinsky também fez poemas abstratos, que fazem referência a cores e linhas.

Obra Composition No 4, 1911, de Kandinsky
Obra Composition No 4, 1911, de Kandinsky. Imagem: Kandinsky/Reprodução

Pablo Picasso (1881-1973)

O espanol Pablo Ruiz Picasso é um dos pintores mais conhecidos no mundo e se detacou por fundar o Cubismo, ao lado de Georges Braque. Uma de suas pinturas mais famosas é o mural feito como crítica ao bombardeio alemão de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola. Atualmente, a obra está em exposição permanente no Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia, em Madri.

As suas obras se caracterizam por descontruir visualmente a realidade que retratava, dando um aspecto geométrico às imagens. Ele abriu espaço para a ideia de que o artista pode e deve incorporar novas características ao real, de acordo com seu estilo. Apesar de ser constantemente lembrado por suas pinturas, Picasso também foi escultor, artista gráfico, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo.

exposicao_sobre_pablo_picasso_em_sao_paulo.jpg
Mural Guernica

 

Joan Miró (1893-1983)

O artista espanhol se formou em Barcelona e, em Paris, teve contato com tendências modernistas como o fauvismo e o dadaísmo. Após conhecer Picasso e André Breton, fundadores do surrealismo, Miró fez as obras "O Carnaval do Arlequim" e "Maternidade", que dão início a uma linguagem em que símbolos remetem a uma fantasia, opondo-se às profundezas da arte surreal.

Além de suas pinturas surrealistas, o artista também fez ilustrações, gravuras, murais cerâmicos e esculturas.

Muro cerâmico de Joan Miró no Wilhelm-Hack-Museum, na Alemanha
Creative Commons - CC BY 3.0 - Muro cerâmico de Joan Miró no Wilhelm-Hack-Museum, na Alemanha

Foto: Immanuel Giel/Wikimedia commons

Andy Warhol (1928-1987)

Norte-americano descendente de família eslovaca, Andy Warhol se graduou em design pelo Instituto de Tecnologia de Carnegie, atuamente Universidade Carnegie Mellon. Trabalhou como ilustrador de diversas revistas, e na década de 1960 passou a utilizar conceitos da publicidade em suas obras - característica que o alçou para o sucesso.

As cores fortes e brilhantes e uso de tints acrílicas foram sua marca. A técnica da serigrafia, da colagem e o uso de materiais descartáveis também eram constantes em sua produção. Warhol também o mentor intelectual da banda de rock The Velvet Undergroun, e teve uma carreira no cinema, participando de filmes entre os anos de 1963 e 1977.

Andy Warhol - Marylin Monroe
Marylin Monroe em estilo pop art por Andy Warhol. Foto: Guillermo Castro Duran/Creative Commons

Romero Britto (1963 - )

Apesar de ser brasileiro (nasceu no Recife, Pernambuco, em 1963), Romero Britto foi radicado em Miami, nos Estados Unidos, onde é também embaixador das artes do Estado da Flórida desde 2005. Reconhecido como um artista pop, Britto tem uma carreira controversa: enquanto suas obras são chamadas de "arte da cura" por admiradores, críticos consideram que seu trabalho é uma diluição genérica do estilo pop art. Já produziu quadros para a presidente Dilma Rousseff e o casal real príncipe William e Kate Middleton.

Seus trabalhos podem ser vistos em diversas partes do mundo, como a área externa da arena O2 World, em Berlim, aeroportos do Brasil, shoppings e locxais públicos da Flórida. suas estampas características também foram encorporadas a diversos produtos como roupas, malas, louças e móveis.

Obra de Romero Britto em frente à arena O2 World, em Berlim
Obra de Romero Britto em frente à arena O2 World, em Berlim. Foto: Assenmacher/Wikimedia Commons

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário