one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Das hashtags para as ruas

Criado em 11/12/15 11h29 e atualizado em 18/03/16 15h05
Por Maria Martha - Conteúdo colaborativo Fonte:Emergências

Sair do guarda-chuva das hashtags para fortalecer a mobilização no “mundo real” é o principal desafio da comunicação digital e ideológica atualmente, com o objetivo de fazer ecoar assuntos que estão na agenda do dia, como o feminismo e a democratização da imprensa. Esta percepção perpassou o discurso de praticamente todos os debatedores da roda “A gente não se vê por aqui + Mídia e representatividade”, realizada na Fundição Progresso na quinta-feira (10).

O evento discutiu algumas das iniciativas que surgiram nas redes e tomaram as ruas ou ganharam reverberação na mídia em países como Brasil, Argentina e Uruguai. Depois da repercussão da hashtag #meuprimeiroassedio, lançada pela ONG Think Olga em outubro, o grupo está compilando histórias e iniciativas de mulheres inspiradoras que tiveram protagonismo durante o ano de 2015 para municiar meios de comunicação em seu conteúdo. “Não é uma premiação. É para que a imprensa não se queixe da falta de mulheres em determinadas áreas. Não falta mulher trabalhando em área nenhuma. A gente só precisa dar espaço para elas”, disse a publicitária Luise Bello, uma das gerentes da ONG. Ela lembrou a suspensão de campanhas machistas de marcas de cerveja, como o “Esqueci o ‘não’ em casa”, lançada pela Skol antes do carnaval deste ano, ao atestar que a reação feminina nas redes já repercute concretamente.

Manô Miklos, uma das articuladoras da campanha #agoraéquesaoelas (subsequente ao #meuprimeiroassedio), chamou atenção para a lógica diversa e multidimensional de raciocínio do usuário da internet, que precisa ser incluído nas bandeiras ideológicas lançadas pela rede, ainda que pense diferente: “A lógica de timeline já está na nossa cabeça. Eu me comovo com o urso polar, depois presto atenção na história de uma mulher negra e acho uma gracinha o vídeo do gatinho. As organizações sociais precisam conseguir mobilizar e dialogar com as pessoas que pensam assim. Precisam ser generosas e saber incluir quem está do outro lado”. Ao fim de sua fala, ela destacou o papel da comunicação nas mobilizações e questionou: “Será que toda organização social não deveria ser também uma organização de ativistas de comunicação em algum nível?”

É na busca por este público que o publicitário e militante Leo Casalinho ajudou a criar o perfil de redes “Haddad Tranquilão”. O objetivo principal é transmitir de forma satírica as políticas e realizações da prefeitura, levando-se em consideração principalmente a baixa aprovação do prefeito na cidade (cerca de 15%). “A comunicação do Haddad não era boa. Praticamente não existia”, analisa. Pelo menos na rede, o índice subiu entre o público atingido pelo perfil (faixa etária de 20 a 30 anos). Agora, o desafio é levar esta mudança para o ambiente real.

Penetrar na bolha dos discursos que se encerram entre convencidos também é uma das frentes de batalha do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão do Itararé, que há anos luta pela democratização da imprensa no país e por uma lei para regular os meios de comunicação. “A gente corre o risco de construir uma narrativa, criar um universo paralelo e encontrar apenas nossos iguais. Isso acaba nos isolando. Se a gente medir pela opinião pública das nossas redes, achamos que podemos fazer a revolução amanhã. Mas quando partimos para a realidade, levamos um tapa na cara”, disse Ana Flávia Marques, uma das coordenadoras da instituição.

No exterior

A campanha #niunamenos foi criada no primeiro semestre deste ano a partir de uma onda de assassinatos de mulheres jovens na Argentina. A proposta cresceu de tal forma que reuniu quase 1 milhão de pessoas em uma marcha pelas ruas de Buenos Aires, no dia 3 de junho. Mas, além da passeata, o assunto conseguiu chegar aos meios de comunicação hegemônicos, redefinindo o tipo de cobertura que atribuía às mulheres a culpa pelos crimes, direta ou indiretamente. “Produzimos um boca a boca que não se restringiu às redes. Elas são um suporte que permite ‘contradiscursos’. Isso é muito valioso, mas não podemos ficar apenas neste âmbito”, disse a jornalista Marta Dillon, do jornal Página 12, um dos principais do país.

No Uruguai, o movimento Proderechos começou a se organizar em 2011 a campanha “No a la baja”, para mostrar que baixar a maioridade penal não é a solução para reduzir os índices de criminalidade. Na época, a opinião pública indicava que o apoio popular à redução era de quase 70%. “Não tínhamos muito dinheiro para fazer a divulgação da nossa campanha. Primeiro, montamos um grupo de pesquisa para estudar o tema e em seguida partimos para a internet. Mas também não deixamos de percorrer todo o país para conversar com as pessoas. Em cada localidade, o contexto era muito diferente e aquelas ideias ressoavam de forma diferente também”, afirmou Diego Pieri, integrante do movimento. A medida não passou no plebiscito realizado em 2014. Mas, apesar da conquista, ele ainda se mostra cético e consciente sobre o real impacto da campanha no país. “Não sabemos ainda exatamente qual a extensão da nossa contribuição para uma mudança de cultura sobre a criminalidade no Uruguai”, concluiu.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário