one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

ABL entrega a Rubem Fonseca o Prêmio Machado de Assis 2015

Criado em 17/07/15 14h04 e atualizado em 07/07/16 15h01
Por Paulo Virgílio - Repórter da Agência Brasil Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

O escritor Rubem Fonseca, um dos mais importantes autores da literatura brasileira contemporânea, é o vencedor deste ano do Prêmio Machado de Assis, pelo conjunto da obra, concedido desde 1941 pela Academia Brasileira de Letras (ABL).

Mineiro, nascido em 1925 em Juiz de Fora e radicado no Rio de Janeiro, Rubem Fonseca é romancista, contista, ensaísta e roteirista, com cerca de 30 obras publicadas, entre eles os romances O Caso Morel, Agosto, O Selvagem da Ópera e A Grande Arte e os livros de contos Feliz Ano Novo, O cobrador e Lúcia McCartney.  Fonseca receberá R$ 100 mil pelo prêmio, que se soma a vários outros que já recebeu ao longo da carreira literária, entre eles o Camões, o de maior prestígio para escritores de língua portuguesa, concedido a ele em 2003.

Na justificativa da escolha, a ABL afirma que Rubem Fonseca “consagrou-se por sua narrativa nervosa e ágil, ao mesmo tempo clássica e moderna, entre o realismo e o policial, revelando a violência urbana brasileira, sem perder o olhar sensível para a tragédia humana a ela subjacente, a solidão das grandes cidades e os matizes do erotismo”. O orador oficial da cerimônia foi o acadêmico Alberto da Costa e Silva.

Os vencedores das demais categorias dos prêmios literários da Academia receberam, cada um, R$ 50 mil. Foram eles Roberto Acizelo de Souza (ensaio, crítica e história literária), pelo livro Do mito das musas à razão das letras;  Denise Bottman (tradução), por Aguapés, do original Lowland, da americana de origem bengalesa Jhumpa Lahiri; Ana Miranda (ficção), por Musa praguejadora – a vida de Gregório de Matos;  Nelson Cruz (literatura infanto-juvenil), por O livro do acaso; Bolívar Lamounier (história e ciências sociais), pela obra Tribunos, profetas e sacerdotes – intelectuais e ideologias do século XX, e Mauro Lima e Antonia Pellegrino (cinema), roteiristas do filme Tim Maia.

Na mesma solenidade, a ABL comemorou 118 anos de fundação e lançou o 5º volume (Tomo V) da Correspondência de Machado de Assis. Com 546 páginas, o livro contem 340 documentos, entre cartas, cartões e telegramas, reproduzidos e comentados pelas pesquisadoras Irene Moutinho e Silvia Eleutério.

Sob a coordenação do acadêmico Sergio Paulo Rouanet, a Correspondência de Machado de Assis vem sendo publicada pela ABL desde 2008, ano do centenário da morte do fundador da instituição. Os quatro primeiros volumes tornaram-se fonte de informações para pesquisadores, historiadores, estudantes e demais interessados na vida do escritor.

A cerimônia de entrega dos prêmios literários da academia, foi realizada no final da tarde de ontem (16) no Petit Trianon, sede da instituição, no centro do Rio e contou com a presença do escritor, que raramente aparece em público.

Editor José Romildo
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário