one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Moradores de seis cidados do Maranhão vão ter urnas biométricas nas eleições.

Imagem:

Compartilhar:

Conheça as danças típicas da cultura maranhense

Criado em 17/06/15 08h32 e atualizado em 07/07/16 15h01
Por Repórter Maranhão Fonte:TV Brasil

Além dos variados sotaques do Bumba-meu-boi, dos toques do tambor de crioula e dos acordes da sanfona, o São João Maranhense também é marcado pela grande diversidade de danças.

O Repórter Maranhão, da TV Brasil, preparou uma série sobre os principais estilos que se apresentam nos arraiais. Confira a reportagem e conheça as danças típicas da região.

Cacuriá

Surgiu como parte das festividades do Divino Espírito Santo, uma das tradições juninas. A dança é feita em pares com formação em círculo, acompanhada por instrumentos de percussão chamados caixas do Divino -  pequenos tambores.

Quadrilha

Durante o Império, a quadrilha era a dança preferida para abrir os bailes da corte. Depois saiu dos salões palacianos para as ruas. No Nordeste, ganhou um colorido especial ao som do baião.

Dança Portuguesa

De origem europeia, a dança portuguesa, ganhou forte envolvimento das comunidades do Maranhão. As mulheres usam meias, lenços e leques, enquanto os homens usam como adereços chapéus, luvas e bengalas. Os pares dançam ao som de fados e viras.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário