one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Entenda o porquê e como surgem os símbolos religiosos

Criado em 18/04/15 11h48 e atualizado em 18/04/15 12h59
Por Entre o Céu e a Terra Fonte:TV Brasil

Quais são os símbolos que melhor representam algumas das religiões no Brasil, porque eles são necessários e como surgem? No Entre o Céu e a Terra desta semana serão conhecidos e investigados a origem e significados de símbolos como a Cruz cristã, a Estrela de Davi judaica, o Om hinduísta, o Dharmacakra budista, a Pomba de Oxalá da umbanda, os planetas e signos para os astrólogos, as cartas do Tarot, entre outros.

Por outro lado, o espiritismo não possui símbolos, as Igrejas Prostestantes divergem da Igreja Católica, entre outras coisas, por causa do culto de imagens e os Judeus não podem nem mesmo escrever a palavra D’us por ela ser tão sagrada.

Assista ao programa na íntegra:

Muitas vezes um símbolo religioso se torna tão marcante que aquele que crê é imediatamente identificado por ele. É identificado e se identifica com os símbolos de sua religião.
O Brasil é um país internacionalmente reconhecido por sua tolerância religiosa. No entanto, infelizmente, não é bem assim. Há alguns anos, um pastor da Igreja Universal do Reino de Deus chutou, em rede nacional de televisão, uma imagem de Nossa Senhora de Aparecida – considerada pelos católicos a padroeira do Brasil. Os evangélicos não cultuam nenhuma imagem, então o pastor tentava ilustrar em sua pregação que a Santa Católica era somente uma estátua. A comunidade católica do país se ofendeu profundamente. Ou seja, os evangélicos viam a estátua como pedra e os católicos como um símbolo da mãe de Deus.


Na ficção, Alberto tem encontro marcado com Fátima, diretora da escola onde sua filha, Alice, estuda. A menina se envolveu numa briga física com amigas. Enquanto espera pela diretora e pela chegada de Lígia, ele observa objetos e itens de decoração da sala e tenta antecipar a personalidade de Fátima por meio desses signos. Do lado de fora, Lígia encontra com a filha e entende o porquê da briga: Alice cuidava de uma floreira no jardim da escola cujas flores representavam seu pai e sua mãe. As amigas, numa brincadeira, pisotearam sem ver as plantas, o que enfureceu a menina. Aquele jardim representava a união de seus pais, já que os dois não vivem mais juntos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário