one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bloco de rua Cordão da Bola Preta desfila no carnaval do Rio de Janeiro

Imagem:

Compartilhar:

Carnaval 2015: conheça os principais blocos de rua do Rio de Janeiro

Criado em 06/01/15 10h07 e atualizado em 22/01/15 10h26
Por Portal EBC*

O carnaval do Rio de Janeiro mundialmente é conhecido pelo desfile das escolas de samba, mas os blocos de rua também atraem milhares de foliões. Eles surgiram no século XIX, unindo características dos ranchos e dos cordões - festas carnavalescas - e abrindo espaço para o surgimento das agremiações.

Confira galeria de imagens de blocos do Rio de Janeiro



Leia também:
Blocos abrem carnaval não oficial do Rio e protestam contra excesso de regras

Cordão do Bola Preta

O bloco mais antigo da capital carioca surgiu em 1918 e desfila na Avenida Rio Branco nos sábados de carnaval e na sexta anterior. O bloco tem um hino bastante conhecido: a Marcha do Cordão da Bola Preta.
Quando: sábado (14/2)
Concentração: Avenida Presidente Antônio Carlos

Banda de Ipanema

Em 1965, a Banda de Ipanema criou forma e saiu nas ruas um ano após o Golpe Militar. Ficou caracterizada pelos integrantes que fingiam tocar instrumentos e usavam terno, além das críticas sobre o momento político do país. A concentração acontece na Rua Jangadeiros, em Ipanema, nos sábados de carnaval.
Quando: sábado (14/2)
Concontração: Rua Jangadeiros (Ipanema)

Cacique de Ramos

Outro bloco tradicional, o Cacique de Ramos foi fundado em 1961 e é conhecido por revelar artistas de renome no samba, como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e o grupo Fundo de Quintal. Além disso, tem como madrinha a sambista Beth Carvalho. Os desfiles ocorrem nos domingos, segundas e terças de carnaval na Avenida Rio Branco.
Quando: Domingo (15/2), segunda (16/2) e terça (17/2)
Concentração: Avenida Rio Branco

Simpatia é Quase Amor

Em meio às Diretas Já, no ano de 1965, surgiu o Bloco Simpatia é Quase Amor. Cacterizado pelas cores amarelo e lilás e pelo grito de guerra "Alô, burguesia de Ipanema!", é um sucesso desde seu primeiro desfile e, hoje, arrasta mais de 120 mil foliões por ano. O ponto de encontro é em Ipanema, na Praça General Osório, no sábado anterior ao carnaval e no domingo carnavalesco.
Quando: sábado (31/1) e (15/2)
Concentração: Praça General Osório (Ipanema)

Suvaco do Cristo

O bloco tradicional surgiu em 1985 no bairro do Jardim Botânico e, em 2006, foi fundado o Suvaquinho, direcionado às crianças - a maioria do Santa Marta. Os foliões se encontram na Rua Jardim Botânico, uma semana antes do carnaval.
Quando: Uma semana antes do carnaval
Concentração: Rua Jardim Botânico

Bloco das Carmelitas

Seis anos depois, em 1991, o Bloco das Carmelitas saiu nas ruas de Santa Teresa em homenagem ao convento do bairro. Por isso, os componentes da agremiação usam um véu parecido com o das freiras. Normalmente, os desfiles acontecem no início das festas e na terça de carnaval. A concentração é na Rua Almirante Alexandrino, nas Ladeiras de Santa Teresa.
Quando: terça-feira (17/2)
Concentração: Rua Almirante Alexandrino

*Colaborou Ana Freire

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário