one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Filme sobre dom Pedro Casaldáliga emociona moradores de São Félix do Araguaia

Criado em 02/12/14 22h53 e atualizado em 07/07/16 14h20
Por Michèlle Canes Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

O Centro Comunitário de São Félix do Araguaia, em Mato Grosso, foi pequeno para receber as pessoas que foram ao local a fim de assistir à pré-estreia do filme Descalço sobre a Terra Vermelha, que conta a história do bispo emérito da cidade, dom Pedro Casaldáliga, emocionou a todos. O religioso nasceu em Balsareny, na província catalã de Barcelona, em 1928, e veio para o Brasil aos 40 anos, como missionário, para trabalhar em São Félix do Araguaia. Na região, preocupou-se com a saúde, a educação e a assistência à população.

Pré-estreia do filme Descalço sobre a Terra Vermelha, obra que conta a história de dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia, é uma coprodução da TV Brasil (Wilson Dias/Agência Brasil)

Pré-estreia do filme Descalço sobre a Terra Vermelha, obra que conta a história de dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia, é uma coprodução da TV Brasil /Wilson Dias/Agência Brasil

O filme, baseada no livro de Francesc Escribano que leva o mesmo nome, é uma coprodução da TV Brasil com a televisão espanhola TVE e a catalã TVC. Dirigido pelo cineasta catalão Oriol Ferrer, a produção ganhou os prêmios de melhor ator (Eduard Fernández que interpreta dom Pedro) e melhor trilha sonora original na 27ª edição do Festival Internacional de Programas Audiovisuais (Fipa), na França. O filme também foi premiado no New York International TV & Film Awards

Ppré-estreia do filme Descalço sobre a Terra Vermelha. Na foto, Eduardo Castro, diretor-geral da EBC e o escritor Francesc Escribano, autor do livro que leva o mesmo nome (Wilson Dias/Agência Brasil)

Ppré-estreia do filme Descalço sobre a Terra Vermelha. Eduardo Castro, diretor-geral da EBC, e o escritor Francesc Escribano, autor do livro que leva o mesmo nome do filme /Wilson Dias/Agência Brasil

O diretor-geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Eduardo Castro, disse, durante a cerimônia de pré-estreia, que o filme mostra parte do trabalho de dom Pedro Casaldáliga em favor dos necessitados e oprimidos. Ao final de seu discurso, agradeceu ao religioso. “Dom Pedro, obrigado pelo que o senhor fez pela região e pelo nosso país”. A diretora de Jornalismo da EBC, Nereide Beirão, e a diretora de Produção interina, Myriam Porto, também estavam presentes.

 O secretário nacional de Articulação Social da Presidência da República, Paulo Maldos, falou do seu orgulho com o resultado do trabalho, destacando que o filme documenta “uma história exemplar”.

Dom Pedro Casaldáliga participou de toda a cerimônia de pré-estreia e assistiu ao filme sobre sua história. No dia anterior, em uma conversa com a equipe da EBC, disse que a produção retrata bem a realidade que encontrou ao chegar a São Félix do Araguaia, um lugar, segundo ele, de violência e ameaças.

Muitos moradores da cidade, que trabalharam nas filmagens como figurantes, também participaram da cerimônia e reviveram a emoção que tomou conta das gravações.  O filme Descalço sobre a Terra Vermelha será exibido pela TV Brasil nos dias 13, 20 e 27 de dezembro, às 22h30, no horário de Brasília.

Editor Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário