one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dorival Caymmi

Imagem:

Compartilhar:

Dorival Caymmi completaria 100 anos nesta quarta-feira

Criado em 30/04/14 00h00 e atualizado em 30/04/14 09h18
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

Dorival Caymmi no sofá
Dorival tocando violão (Acervo Família Caymmi)

Nesta quarta-feira, 30 de abril de 2014, completam-se 100 anos do nascimento de Dorival Caymmi, um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira. A espontaneidade que marcava as composições do artista faz com que sua obra seja ainda hoje atual. O músico deixou como herança suas canções, inspiradas no mundo que ele via ao seu redor, retratando o mar e a natureza, os pescadores, o povo negro, sua vida na Bahia e no Rio de Janeiro. "Há uns olhos especiais pra ver a música. Primeiro ver a música, depois digerí-la, e transformá-la numa canção. Você vê, vê primeiro", dizia.

Mesmo tendo deixado a Bahia ainda jovem, a afetividade de Caymmi com a terra natal se traduz no movimento das marés, na simplicidade ligada às ondas, à areia, à brisa, à religião, tudo que o mar envolve. A Bahia que Caymmi cantava não era uma saudade deixada no passado. Sua música O que que a baiana tem? se tornou conhecida em todo o mundo na voz da cantora Carmem Miranda, assim como tantas outras se tornaram parte do dia a dia dos brasileiros.

Relembre o especial com trechos do documentário Um certo Dorival Caymmi

No programa Musicograma, no player abaixo, o próprio Caymmi conta as histórias de canções e suas inspirações. Você assiste, também, ao músico interpretando clássicos como Mãe Menininha do Gantois, Você já foi à Bahia, Coqueiro de Itapuã, Noite de Temporal e Vatapá:

Creative Commons - CC BY 3.0 -


Biografia
Nascido em 30 de abril de 1914, em uma casa de pessoas "musicais", como ele mesmo descrevia, Caymmi cresceu assistindo aos saraus promovidos pelo pai, Durval Henrique, em que ouvia a mãe, Aurelina, cantar músicas de variados estilos. Foi ao lado de seu amigo de infância, José Rodrigues de Oliveira, o Zezinho, que Dorival se aventurou pelas ruas de Salvador e teve o primeiro contato com o rádio, cantando na Rádio Clube da Bahia. Nessa época eles formaram o grupo Três e Meio, com os irmãos Deraldo e Luiz no tambor e pandeiro, respectivamente, Zezinho no cavaquinho e Dorival ao violão. Luiz era o irmão menor de Dorival, por isso o nome do conjunto.

O trio "e meio" se divertia reproduzindo músicas de Noel Rosa e Carmem Miranda, que eram sucesso na época. Mas mesmo fazendo apresentações e recebendo alguns cachês com seu trabalho, Caymmi não enxergava a música como atividade profissional, e resolveu viajar ao Rio de Janeiro para cursar direito. A capital fluminense foi palco para a descoberta definitiva do artista Dorival Caymmi. Na rádio Tupi, Teófilo de Barros Filho se impressionou com o jovem baiano recém-chegado à cidade e logo o apresentou à cantora Carmem Miranda - que daria projeção internacional a algumas de suas canções. Em pouco tempo, Dorival passou a integrar a elite dos cantores que faziam sucesso no rádio nos anos 1930 e foi, mais tarde, influência para artistas como João Gilberto, Caetano Veloso e Tom Zé.

Confira fotos da carreira de Caymmi:

A simpatia e facilidade de comunicação sempre foram marca de Caymmi. O músico, no dia em que completou 85 anos, em 1999, deu uma entrevista para o programa Revista Brasil, com o apresenador José Carlos Cataldi da Rádio Nacional AM-Rio. Na conversa, que foi transmitida em rede com outras rádios da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), ele falou sobre sua música, inspirações, suas características e curiosidades da sua vida. Ouça:

Creative Commons - CC BY 3.0 -


Dorival Caymmi se casou com a também cantora Adelaide Tostes, que gostava de ser chamada de Stella e acabou apelidada de Stella Maris (do latim estrela do mar) pelo radialista César Ladeira. Os dois formaram família e a ligação com a música se estendeu para os filhos: Dori, Danilo e Nana, todos músicos. Em seu repertório variado estão desde músicas de ninar, até clássicos que ganharam fama pela televisão - como Modinha para Gabriela. E assim Caymmi se faz presente no imaginário de crianças e adultos ainda nos dias de hoje. Sua popularidade foi notável em 1986, quando a escola de samba Estação Primeira de Mangueira foi campeã do carnaval do Rio de Janeiro ao homenagear o músico com o samba-enredo "Caymmi mostra ao mundo o que a Bahia e a Baiana têm". No vídeo abaixo, você pode ver um pouco do legado da família Caymmi para a cultura brasileira:

Creative Commons - CC BY 3.0 -


*Imagens de arquivo e trechos do documentário cedidos por Danilo Caymmi

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário