one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Helena Ignez em cena de Copacabana Mon Amour

Imagem:

Compartilhar:

Dez anos após sua morte, Rogério Sganzerla tem filme restaurado

Criado em 09/01/14 17h24 e atualizado em 09/01/14 20h15
Por Leandro Melito

Dez anos após sua morte, o diretor de cinema catarinense Rogério Sganzerla terá a exibição da primeira cópia restaurada de um de seus filmes nesta quinta-feira (09). A cópia de Copacabana Mon Amour (1970), terceiro longa-metragem de ficção dirigido por ele será exibida no Cinesesc em São Paulo gratuitamente às 20h30.

Ao longo de sua vida, o cineasta produziu 30 filmes entre longas, vídeos e curtas-metragens. O filme tem como protagonista a atriz Helena Ignez, mulher com quem foi casado e teve duas filhas, Sinai e Djin.

Confira galeria de imagens do filme Copacabana Mon Amour

Helena está hoje à frente da Mercurio Produções, que mantém o acervo do diretor. A restauração do filme se viabilizou por meio de um edital da Petrobras. “A parte de restauração e memória é duas vezes mais difícil que a produção e realização, que já não é fácil”, considera.

Em entrevista por telefone, Helena revela que ainda existem roteiros e textos inéditos de Sganzerla que ela pretende tornar públicos por meio de um projeto que levará o nome de um dos documentários do diretor: Tudo é Brasil. A proposta é disponibilizar esse material em um acervo público, que funcione como um centro de estudos. Porém, ela ainda não conseguiu um edital que financie a empreitada.

Novas gerações

Helena considera que as obras de Sganzerla passam por um “processo de avaliação e conhecimento das novas gerações” e se mantém modernas ainda hoje. “O modernismo é não ser atual, é ser eternamente contemporâneo. A obra de Rogério tanto literária quanto cinematográfica é para o futuro, traz uma perspectiva de conhecimento para o Brasil e de auto-conhecimento”.

Belair

O filme Copacabana Mon Amour foi realizado pela produtora Belair, fundada em parceria com Helena Ignez e o cineasta Júlio Bressane, depois que os filmes O Bandido da Luz Vermelha (1968) e A Mulher de Todos (1969) alcançaram sucesso de bilheteria e crítica e projetaram Sganzerla como diretor.

O experimentalismo estético, já apresentado nos filmes anteriores, também se aprofundou em um diálogo maior com o movimento tropicalista. A trilha sonora do filme é assinada por Gilberto Gil e foi lançada também em disco. Helena considera que a radicalidade do filme se deve ao contexto de repressão da época. “Todos os três [filmes] são radicais, mas ele [Copacabana] foi inserido no momento brasileiro que refletiu no próprio filme, que foi o endurecimento da ditadura militar”, reflete.

Após seis filmes produzidos em seis meses de existência, a Belair deixou de existir em razão do aumento da repressão militar e os sócios deixaram o Brasil para se exilarem em Londres.

Sinopse

Copacabana Mon Amour

Direção: Rogério Sganzerla. Brasil, 1970, 85', 16 anos.

Elenco: Helena Ignez, Otoniel Serra, Paulo Villaça, Guará, Joãozinho da Goméia, Laura Galano.

Sônia sonha ser cantora da Rádio Nacional e, para conseguir sobreviver, se entrega a turistas em Copacabana. Seu irmão Vidimar, empregado doméstico do Dr. Grilo, apaixona-se pelo patrão. A mãe de Sônia e Vidimar acha que ambos estão possuídos pelo demônio. Sônia, que vê espíritos baixarem em seres e objetos os mais estranhos, resolve procurar o pai de Santo Joãozinho da Goméia.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário