one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Palácio da Alvorada, em Brasília

Imagem:

Compartilhar:

Dilma recebe convidados para sessão de filme sobre a ditadura

Criado em 18/10/13 21h35 e atualizado em 18/03/16 15h20
Por Paulo Victor Chagas Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff promoveu na noite de hoje (18),no Palácio da Alvorada, sessão do filme O Dia que Durou 21 Anos, de Camilo Tavares. O documentário retrata as ligações do governo dos Estados Unidos com autoridades brasileiras e estrangeiras nos anos que antecederam o golpe militar de 1964, a fim de o viabilizar.

Participaram da sessão os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, do Planejamento, Miriam Belchior, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, da Comunicação Social, Helena Chagas, do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, além do diretor do filme, Camilo Tavares, e da produtora, Karla Ladeia.

Também estiveram presentes o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia; o jornalista Franklin Martins, que foi ministro da Comunicação no governo Lula.

O jornalista Flávio Tavares, pai do diretor do filme e um dos presos políticos que participaram de ações armadas contra o regime militar, foi convidado para o evento, mas não comparecereu por motivos de saúde.

Esta não é a primeira vez que Dilma promove sessão de cinema no Palácio da Alvorada. Os filmes O Palhaço, de Selton Mello, e É Proibido Fumar, de Anna Muylaert, foram exibidos na residência oficial da Presidência da República. 

A psicóloga Vera Paiva, filha do ex-deputado Rubens Paiva, morto sob tortura, mas considerado desaparecido pela ditadura militar, também participou da sessão. Ela disse que ficou contente com o convite da presidenta. Vera ressaltou a importância do filme “pelo contexto da história que temos que recuperar para que ela não se repita”. “E ela tem se repetido”, disse, referindo-se ao caso do pedreiro Amarildo.

Lançado em março deste ano, o longa-metragem mostra, por meio de gravações e documentos que durante 46 anos foram considerados sigilosos, os bastidores da participação dos Estados Unidos no golpe, por meio de influência dos presidentes John Kennedy e Lyndon Johnson e dos embaixadores norte-americanos no Brasil.

 

Edição: Aécio Amado

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário