one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


fronteiras incertas

Imagem:

Compartilhar:

Diálogo entre arte e fotografia é objeto de exposição em São Paulo

Criado em 06/10/13 12h13 e atualizado em 18/03/16 15h15
Por Camila Maciel Edição:Fernando Fraga Fonte:Agência Brasil

fronteiras incertas
Um diálogo entre arte e fotografia. Essa é a proposta da exposição Fronteiras Incertas, que pode ser conferida até o 27 de julho de 2014, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da Universidade de São Paulo (USP) (Divulgação)

São Paulo - Um diálogo entre arte e fotografia. Essa é a proposta da exposição Fronteiras Incertas, que pode ser conferida até o 27 de julho de 2014, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da Universidade de São Paulo (USP). Foram selecionadas 120 obras do acervo do museu, datadas a partir da década de 1970, que expressam um período histórico efervescente entre artistas e fotógrafos com as possibilidades de ampliação da fotografia para além do seu aspecto bidimensional. Começava-se a explorar outros suportes, como objetos, livros e instalações.

Leia também:

Festival do Rio apresenta documentários sobre Mario Lago e Cauby

"O título da exposição aponta para o início dessa hibridação que ocorre historicamente a partir dos anos 1970, mas que hoje é bastante presente na arte contemporânea, basta ver as exposições que a gente encontra no circuito", explica Helouise Costa, curadora da mostra. Ela desenvolveu um trabalho de pesquisa que analisou a entrada da fotografia como arte nos museus. "Fiz um estudo sobre as primeiras fotografias que entraram no acervo do MAC e que mostram um caráter experimental muito acentuado naquele momento", disse.

A exposição foi organizada a partir das fotos do anos 1970, mas também mostra aquisições recentes do museu, até 2010, além de obras que pertencem à coleção do extinto Banco Santos, e que, atualmente, estão sob a guarda do MAC. Em comum, elas trazem o resultado de um diálogo entre "técnicas e saberes, como pintura, escultura, fotografia, vídeo, cinema, teatro, literatura, jornalismo, moda, design, ciência e computação, para citar apenas algumas entre múltiplas possibilidades", explica a curadora.

Embora a curadoria não destaque uma obra ou artista específico, tendo em vista que não é esse o objetivo da mostra, um conjunto de 38 fotos polonesas, que foram expostas pela primeira vez no MAC em 1974, devem chamar a atenção do público. "Desde a entrada [da obra Fotografia Experimental Polonesa] no acervo, ela nunca mais foi exposta por problemas de conservação", explica Helouise Costa. Segundo ela, naquele tempo não havia preocupação com questões de conservação e muitas delas ficaram comprometidas devido ao suporte ou por causa da utilização de colas inapropriadas.

"Fizemos um projeto de restauração e agora elas estão colocados para visitação pública pela primeira vez depois dos anos 1970. Elas trazem uma perspectiva nova para a gente pensar o que era exposto naquele momento em São Paulo e as possíveis relações e referências que esse trabalho pode nos permitir observar na produção contemporânea", disse a curadora. Também serão contemplados trabalhos de artistas como Waldemar Cordeiro, Claudia Andujar, Misha Gordin, Mario Cravo Neto e David Hockney, entre outros.

A exposição Fronteiras Incertas: Arte e Fotografia no acervo do MAC-USP pode ser visitada, gratuitamente, às terças-feiras, das 10h às 21h, e de quarta-feira a domingo, das 10h às 18h. O MAC fica na Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301.

Edição: Fernando Fraga

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário