one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Museu Nacional da Quinta da Boa Vista inaugura na próxima segunda(30) exposição permanente Conchas, Corais e Borboletas, reabrindo duas galerias há mais de quatro anos fechadas ao público

Imagem:

Compartilhar:

Museu Nacional da Quinta da Boa Vista ganha exposição permanente com 2 mil invertebrados

Criado em 28/09/13 17h59 e atualizado em 07/07/16 14h35
Por Vinícius Lisboa Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro - Com um espaço de 350 metros quadrados, cerca de 2 mil invertebrados vão se tornar a mais nova atração do Museu Nacional da Quinta Boa Vista, na zona norte do Rio. A exposição Conchas, Corais, Borboletas estava fechada há quatro anos para revitalização e retorna ao museu da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na próxima segunda-feira (30), ocupando o dobro do espaço anterior.

"A primeira mudança significativa foi trazer a exposição para essas duas grandes galerias, duplicando o espaço. A segunda coisa foi a total reformulação da museografia. Todos os mostruários e tudo mais foram feitos especialmente para essa exposição, e nela contamos com os professores para separar o acervo e higienizar. É praticamente tudo original, um material extremamente delicado para cuidar, separar e restaurar. Um verdadeiro trabalho de ourives", mostra a museóloga Thereza Baumann, assessora de direção do museu e responsável pela exposição.

A reforma custou R$ 500 mil, com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Caixa e da Associação dos Amigos do Museu Nacional.

Atrás dos vidros do museu, centenas de insetos, crustáceos, conchas e até moluscos comprovam o cuidado narrado por Thereza. Ela explica que há professores responsáveis por partes da exposição e o museu, por ser vinculado à UFRJ, também usa o acervo para pesquisa e o complementa com ela. "O Museu Nacional tem uma característica muito diferente dos outros, porque, como está ligado à universidade, é muito dinâmico nesse sentido. O próprio acervo que existe está sempre sendo estudado e complementado com as novas pesquisas. Isso faz uma diferença muito grande."

Poucos itens da exposição, como mencionou a museóloga, não são corpos de animais conservados. Entre eles, destaca-se a réplica de uma lula gigante, o maior invertebrado do mundo, que flutua sobre os visitantes com seus 8,62 metros de comprimento até a ponta dos tentáculos. O animal tem o maior olho do mundo, com 38 centímetros, enquanto o da baleia-azul, o maior animal, chega a medir 18 centímetros.

"Os moluscos são mais difíceis de conservar porque são moles e só de carne. Os corpos desmancham e, mesmo colocando no álcool, ficam esbranquiçados", explica ela, contrapondo a lula ao caranguejo gigante, o maior artrópode que existe, peça original do museu que veio do Oceano Pacífico e espanta pelo tamanho, de 3,8 metros.

Mais delicadas e menores, as réplicas de 1,4 mil borboletas são outro destaque da exposição, formando uma nuvem amarela. Nesse caso, a necessidade de usar imitações decorreu da fragilidade dos corpos, que impedia que fossem penduradas no museu.

Com formas curiosas, dois insetos gigantes chamam a atenção na exposição, mas ambos, naturalmente não passam do tamanho de uma cabeça de alfinete. Ampliar os minúsculos animais para mais de meio metro de comprimento é o trabalho do paleoartista Ronaldo Rocha, que ainda hoje (28) finalizava o último deles. "A ideia é retomar a vocação da casa de museu da história natural. No mundo de hoje, as crianças pedem cada vez mais recursos. Querem coisas em 3D, porque esse é o mundo delas. E esse é um mundo fantástico que a sociedade desconhece".

O Museu Nacional da Quinta Boa Vista é o mais antigo do Brasil e foi fundado por Dom João VI em 1818, ainda no centro do Rio. Três anos depois da Proclamação da República, em 1892, ele se mudou para o palácio onde antes residia a Família Real, e, no século 20, passou a fazer parte da Universidade do Brasil, hoje UFRJ. O acervo acumulado nesses quase dois séculos conta com cerca de 20 milhões de peças.

Edição: Talita Cavalcante

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário