one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Carta de Amor ao Inimigo - Grupo Cena 11 Cia. de Dança (SC – Brasil)

Imagem:

Compartilhar:

Espetáculos de dança contemporânea vão para as ruas de SP

Criado em 08/09/13 17h56 e atualizado em 08/09/13 19h54
Por Camila Maciel Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Grupo Staccato no espetáculo Pas
Grupo Staccato no espetáculo Pas (Divulgação)

São Paulo – Até o dia 16 de setembro, a sétima edição da Mostra de Fomento à Dança vai levar às ruas do centro e da periferia 28 apresentações de 26 companhias que foram contempladas pelo programa municipal de incentivo à dança. "Notamos que parte desses projetos [contemplados em editais] eram produções para espaços abertos, em relação com a cidade. Nesta edição, mantivemos as apresentações em teatros fechados, mas também estamos fazendo em locais alternativos", explicou Marcus Moreno, coordenador do programa.

Leia também:

Acompanhe ao vivo os shows do Festival Mimo, em Olinda

Os espetáculos, que são gratuitos e diários, ocorrem na Galeria Olido (parte interna e nas ruas do entorno), no hall da Praça das Artes, no centro da cidade; no Centro Cultural Cidade Tiradentes, no Centro Cultural da Penha, na zona leste; e no Metrô Capão Redondo, no extremo sul de São Paulo. As apresentações no teatro são na Sala Paissandu, da Galeria Olido.

Aos 46 anos, a servente Severina Conceição viu, pela primeira vez, uma apresentação de dança contemporânea. O passo apressado de todos os dias, após o almoço no centro, desacelerou na última quinta-feira (5) pelo som de uma flauta e pelo movimento "interessante", segundo descreveu a funcionária, dos corpos de bailarinos da companhia Omstrab. E a curiosidade venceu a pressa. "É bem diferente do que já tinha visto. É muito bonito".

Diferentemente de Severina, muitos foram os que entortaram o pescoço, desaceleraram o passo, mas seguiram o percurso apressado. "Desculpe, não posso falar agora. Só estou passando", disse o senhor que se deslocava por entre os dançarinos que coreografavam o espetáculo Cidade nas ruas do entorno da Galeria Olido. "É diferente de se apresentar para um público que já está mais habituado. Esse público passante é espontâneo. É um outro jeito de disseminar essa linguagem artística pela cidade. É um lugar de descoberta", explicou Moreno.

A funcionária pública Vilma Souza, 57 anos, também estava voltando do almoço quando foi surpreendida pela apresentação. "Fiquei impressionada e curiosa também para saber o que era. Vi que era arte: a expressão pelo corpo. Gostei muito", apontou. Vilma, que frequenta espetáculos de dança em um centro cultural perto de casa, achou interessante a proposta da companhia Omstrab, porque traz elementos que são próprios do ambiente urbano, mas com uma linguagem artística. "Não sei o que está retratando ao certo, mas eu vejo moradores de rua ali", arriscou.

O espetáculo Cidade foi inspirado nos espaços públicos e sonoridades de São Paulo. Ele surge de uma pesquisa do grupo que buscou perceber elementos sonoros e movimentos que se perdem na urgência cotidiana. "O trabalho nasce das influências da rua, chegou-se a um formato de palco, mas sempre tivemos, desde as pesquisas, a proposta das intervenções", explicou Fernando Lee, diretor da companhia. Ele acredita que a interação com o público subsidia o trabalho dos dançarinos para experiências no palco. "Existe uma dinâmica neste sentido. Na rua exige muito mais concentração. O palco é um espaço controlado, não passa criança, bêbado, criança. É um aprendizado".

Neste domingo, às 19h, a companhia Núcleo Entretanto apresenta o espetáculo Rutilo Nada, inspirado na obra da escritora Hilda Hilst. De acordo com os idealizadores, os poemas de Hilst têm uma conexão com a criação em dança, pois ambos têm o corpo "como lugar e meio para realização de seu trabalho". Entre os temas abordados na peça, estão "os limites do desejo, as relações socialmente intoleráveis e a ferocidade humana". A exibição ocorre na Sala Paissandu, na Galeria Olido.

A programação completa da sétima edição da Mostra de Fomento à Dança pode ser conferida no site

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário