one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Alegria é a marca das quadrilhas

Imagem:

Compartilhar:

Quadrilhas estilizadas dão toques modernos a manifestações tradicionais

Criado em 23/06/13 17h10 e atualizado em 23/06/13 17h47
Por Allan Walbert / EBC

Caruaru - O moderno e o tradicional estão juntos quando o assunto é festejos juninos. Um grande exemplo disso é evolução das quadrilhas. Em Caruaru (PE), a 18º Festival de Quadrilhas Estilizadas mostra para o público a popular dança junina com passos mais coreografados, roupas com bastante brilho e até mesmo cenários.

De origem europeia, as quadrilhas foram introduzidas no Brasil ainda no período colonial. No início, estavam associadas às formações militares existentes à época. Tinham passos mais lentos e uniformes. A música não era o forró. No nordeste, a dança ganhou traços regionais e marcação de triângulo, zabumba e sanfona.

Com a necessidade de cativar os jovens para a perpetuação da essência dessa tradição, muitas das quadrilhas existentes ganharam nova roupagem. As mais tradicionais permanecem e têm público cativo, mas ao longo dos anos as do tipo estilizadas vêm conquistando seu lugar nos arraiais do Brasil.

Quer saber como se dança uma quadrilha estilizada? Veja abaixo trecho da apresentação da quadrilha Mandacaru neste sábado (22), em Caruaru. O grupo é original de São Luiz do Quintude, Alagoas.

Creative Commons - CC BY 3.0 -


Assim que acabou a apresentação, a estudante Deysiane Sousa, destaque do Mandacuru, falou sobre as dificuldades de se apresentar em Caruaru e da emoção em participar do concurso de quadrilhas. “Tenho sangue de quadrilheiro”, contou. Assista:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Veja uma galeria de fotos com imagens das quadrilhas que se apresentaram em Caruaru: 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário