one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mostra Encontros, em cartaz no Memorial da América Latina, tem entrada franca

Imagem:

Compartilhar:

Mostra une obras de 49 artistas do Brasil e de Portugal

Criado em 26/05/13 12h53 e atualizado em 07/07/16 14h15
Por Fernanda Cruz Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

São Paulo – Uma exposição com 49 artistas, 22 do Brasil e 27 de Portugal, reúne no Memorial da América Latina, na capital paulista, pinturas, desenhos, gravuras, fotografias e digigrafias que traçam um panorama sobre a arte contemporânea dos dois países.

A mostra Encontros faz parte das comemorações do ano de Portugal no Brasil. “É o encontro e o reencontro de duas nações que falam a mesma língua, têm laços de parentescos, emocionais, históricos e que se encontram também em uma linguagem plástica, visual”, disse Fernando Durão, artista visual e curador.

Segundo ele, as obras da exposição são contemporâneas, todos os artistas trabalham em uma linguagem atual. “As semelhanças são no sentido conceitual. O intelectual trabalha muito com o mesmo conhecimento, seja no cinema, seja nas artes plásticas, seja na música. Há semelhança técnica também, porque o mesmo material que se pode comprar hoje em uma loja do Brasil, compra-se com a mesma qualidade em Portugal, na Alemanha ou nos Estados Unidos”, disse.

Cada artista expõe apenas um trabalho, pois o objetivo da mostra é destacar as tendências da arte brasileira e portuguesa, fazendo um mapeamento sobre o assunto. “A ideia não é representar o artista ou mostrar o percurso de cada um, a ideia é representar o país. Até por isso a gente optou por colocar todas as linguagens, um país não pode ser representado por uma única linguagem”, explicou o curador.

Durão também participa da mostra com uma de suas obras, um geométrico abstrato. O artista disse que buscou inspiração na escola concretista da década de 1950, com o diferencial de somar a preocupação da perspectiva, algo que não era levado em conta pela arte concreta, que era bidimensional. A obra não recebeu nome pelo artista, justamente para não influenciar a interpretação de quem a aprecia.

A exposição vai até 9 de Junho, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, na Galeria Marta Traba – Espaço Atelier, Memorial da América Latina, nos portões 1 e 5. A entrada é franca.

Edição: Aécio Amado

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário