one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O Edifício A Noite fica ao lado de uma construção pós-moderna no centro do Rio de Janeiro.

Imagem:

Compartilhar:

Tombamento pode trazer recursos para restaurar Edifício A Noite, dizem especialistas

Criado em 03/04/13 06h35 e atualizado em 07/07/16 16h46
Por Paulo Virgilio Edição:Tereza Barbosa Fonte:Agência Brasil

Edifício A Noite, na Praça Mauá, sede da Rádio Nacional no Rio de Janeiro
O Edifício A Noite fica ao lado de uma construção pós-moderna no centro do Rio de Janeiro. (Rio Film Commission / www.riofilmcommission.rj.gov.br / CC)

Rio de Janeiro - Tanto o arquiteto Marcio Roiter quanto o historiador Milton Teixeira apostam na inserção do Edifício A Noite no processo de revitalização da zona portuária do Rio, que resgatará a Praça Mauá como cartão de visitas da cidade. “O tombamento possibilita a obtenção de recursos para a restauração do prédio e dificulta qualquer tentativa de alterar suas características”, destaca Teixeira.

Para o historiador, o edifício será na Praça Mauá um contraponto interessante ao Museu de Arte do Rio (MAR), ao futuro Museu do Amanhã e ao próprio Centro Empresarial RB1, edifício no estilo pós-moderno e informatizado construído em 1998. “Todos eles e a própria praça representam momentos de nossa história em que procuramos mostrar ao mundo do que somos capazes”.

LEIA MAIS:
- Primeiro arranha-céu da América Latina pode se tornar patrimônio cultural brasileiro

Roiter frisa que a modernização deve adaptar o prédio às exigências atuais, mas restaurando as características originais do estilo art déco. “Com o passar dos anos, foram feitas modificações que retiraram, por exemplo, o ar majestoso do andar térreo, e isso precisa ser revisto. O retrofit (modernização dos equipamentos) é a solução para que os imóveis antigos continuem existindo, mas adaptados às condições atuais, como o barulho que vem da rua. As janelas, por exemplo, têm que ser trocadas, as partes hidráulica e elétrica precisam ser renovadas”.

O Instituto Art Déco, que o arquiteto preside, é sempre solicitado para dar consultoria nos casos de retrofit dos prédio do estilo. “Não somos puristas a ponto de não concordar com a troca de uma esquadria por um tipo mais moderno, que assegure maior proteção contra o ruído”, explica Marcio Roiter.

ASSISTA REPORTAGEM DA TV BRASIL:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

O estilo art déco, que tem no Edifício A Noite um de seus ícones, está presente no Rio de Janeiro em cerca de 400 prédios, 100 deles apenas no bairro de Copacabana. É um dos maiores conjuntos de edifícios residenciais, comerciais e casas particulares nesse estilo do planeta. “O art déco já está próximo de fazer 100 anos, mas ainda é visto como recente. Não se olha para ele com o mesmo respeito com que é vista uma construção barroca, colonial ou neoclássica. Isso é um erro, porque o estilo representa o advento da modernidade, o princípio de tudo o que vivemos hoje na arquitetura”, defende Roiter.

Para ele, não se deve esquecer o maior monumento do mundo no estilo art déco. “Está ali no alto do Corcovado, abençoando a todos nós: o Cristo Redentor, de autoria do arquiteto brasileiro Heitor da Silva Costa e do escultor francês Paul Landowski. Esse é mais um motivo para cuidarmos bem desse patrimônio”, lembra o arquiteto.

Empenhada há anos no processo de tombamento, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) tem planos de implantar no prédio um museu vinculado à história da Rádio Nacional. “Com isso, teremos na Praça Mauá um projeto universal - o Museu do Amanhã, o MAR, que é a memória e o presente iconográficos do Rio de Janeiro, e o museu que é vontade da EBC e que seria a memória do rádio. Assim como a Cinelândia [onde se localizam o Museu Nacional de Belas Artes, a Biblioteca Nacional e o Theatro Municipal], a Praça Mauá abrigaria elementos culturais significativos”, diz Cristiano Menezes, gerente regional das rádios EBC no Rio de Janeiro.

Edição: Tereza Barbosa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário