one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cena do filme Guerra dos Mundos, de 1953

Imagem:

Compartilhar:

O fim do mundo sob o olhar do cinema

Criado em 18/12/12 18h30 e atualizado em 20/12/12 17h54
Por Luanda Lima Fonte:EBC

Cena do filme Guerra dos Mundos, de 1953
Em Guerra dos mundos, de 1953, a Terra é invadida por alienígenas (Reprodução)

Epidemias, zumbis, colisões de corpos celestes com a Terra, vírus letais, invasões alienígenas, desastres ambientais. Já foram foram muitos os pontos de partida explorados pelos roteiristas de cinema para que o mundo, ou a vida como a conhecemos hoje, se extinguisse. O que não falta no repertório cinematográfico mundial é opção de filmes sobre o apocalipse, desde produções que acompanham acontecimentos que alteram os rumos da existência humana, até os títulos que apresentam cenários pós-apocalípticos, explorando as formas como os sobreviventes aprenderam a se virar em um contexto completamente novo.

Leia também:

Conhece músicas sobre o fim do mundo? Dê a sugestão pra Rádio Nacional FM Brasília

À espera do fim do mundo, turistas lotam região onde viveram os maias

21 de dezembro de 2012: por que o mundo (não) vai acabar no dia 21/12/12

Conheça previsões do fim do mundo que não deram certo

Começou no dia 3 e vai até o 21 de dezembro em São Paulo a mostra Apocalipscine - O fim do mundo no cinema, que exibe gratuitamente no Cinusp Paulo Emílio algumas dessas produções. O Portal EBC também preparou uma seleção de  longas-metragens que retratam o fim do mundo. Confira!

O dia em que a Terra parou (1951) - Direção: Robert Wise - Com  Michael Rennie e Patricia Neal

Uma nave espacial aterrisa no planeta com um ultimato aos líderes da Terra: os seres humanos devem dar um fim às guerras e à proliferação de equipamento bélico, pela segurança de todos os planetas da galáxia. Em 2008, Scott Derrickson lançou uma refilmagem, com Keanu Reeves e Jennifer Connelly no elenco.

Guerra dos mundos (1953) - Direção: Byron Haskin - Com Gene Barry e Ann Robinson

Em 1898, H. G. Wells lançava um livro de ficção científica sobre a invasão da Terra por marcianos, que provocou pânico em 1938 ao ter uma adaptação transmitida no rádio pelo cineasta Orson Welles. O filme homônimo - que ganhou uma nova versão em 2005, dirigida por Steven Spielberg e estrelada por Tom Cruise - acompanha o decorrer dos acontecimentos.

Dr. Fantástico (1964) - Direção: Stanley Kubrick - Com Peter Sellers e George C. Scott

Um insano general norte-americano promove um ataque-surpresa à União Soviética, dando início ao holocausto nuclear. Apenas ele pode impedir que o conflito tome proporções ainda maiores e seja o estopim para uma nova guerra mundial.

A última esperança da Terra (1971) - Direção: Boris Sagal - Com Charlton Heston e Anthony Zerbe

Um cientista vive solitário em uma Nova Iorque arrasada por uma praga manipulada em laboratório, que dizimou grande parte dos seres humanos e transformou os sobreviventes contaminados em criaturas selvagens. A história foi refilmada pelo diretor Francis Lawrence e deu origem a Eu sou a lenda, de 2007, com Will Smith e Alice Braga.

Cena de O Exterminador do Futuro, de 1984
O planeta é dominado pelas máquinas em O exterminador do futuro (Reprodução)

O Exterminador do futuro (1984) - Direção: James Cameron - Com  Arnold Schwarzenegger e Linda Hamilton

Um supercomputador criado pela Defesa norte-americana sai do controle e inicia o extermínio dos seres humanos. Antes que o fim da humanidade esteja completo, um homem irá liderar uma rebelião contra as máquinas. Para evitar o levante, um ciborgue é enviado ao passado para matar a mãe do rapaz, antes que ele venha ao mundo.

Os 12 macacos (1995) - Direção: Terry Gilliam - Com Bruce Willis e Brad Pitt

Um presidiário aceita fazer uma viagem no tempo para encontrar mais informações sobre um vírus altamente mortal, que destruiu quase toda a humanidade. No entanto, ele é visto como louco no passado e precisa provar que sua teoria conspiratória é real.

O guia do mochileiro das galáxias (2005) - Direção: Garth Jennings - Com  Martin Freeman e Mos Def

É um péssimo dia para Arthur Dent (Martin Freeman). Para completar, ele descobre que seu amigo é um extraterrestre e que a Terra está prestes a ser destruída para dar lugar a uma nova autoestrada espacial. Sem poder impedir o apocalipse, ele pega carona em uma nave e passa a conhecer o universo.

Filhos da esperança (2006) - Direção: Alfonso Cuarón - Com Julianne Moore e Clive Owen

Ambientado em Londres, o filme apresenta uma sociedade futurista ameaçada pela infertilidade humana. Enquanto imigrantes buscam superar leis opressivas para ingressar na Inglaterra (último país a ainda possuir um governo), um funcionário público é encarregado de ajudar a única mulher de que se tem notícia há duas décadas a dar a luz em segurança e viabilizar a busca de uma cura.

Cloverfield - Monstro (2008) - Direção: Matt Reeves - Com Mike Vogel e Jessica Lucas

O ataque de assustadoras criaturas a Nova York é acompanhado por câmeras digitais de cidadãos comuns. Os personagens começam então uma fuga frenética enquanto veem a cidade ser destruída.

Cena de Melancolia, de 2011
Em Melancolia, um planeta ameaça colidir com a Terra (Reprodução)

Wall-E (2008) - Direção: Andrew Stanton

A animação se passa em um futuro distante no qual a população abandonou a Terra, que se tornou inabitável após séculos de descaso com o meio ambiente. Um pequeno robô é encarregado de limpar o lixo do planeta e embarca numa jornada que pode alterar o destino da humanidade.

A estrada (2009) - Direção: John Hillcoat - Com Viggo Mortensen e Charlize Theron

Após uma catástrofe natural, pai e filho vagam por um país devastado e sombrio, tentando chegar ao sul dos Estados Unidos para se abrigar no inverno. Enquanto alguns outros sobreviventes esperam apenas chegar a algum lugar, outros se agregam em gangues canibais que buscam combustível e alimento.

Melancolia (2011) - Direção: Lars von Trier - Com Kirsten Dunst e Kiefer Sutherland

A produção acompanha a preparação para o casamento de uma jovem, em uma festa suntuosa. O relacionamento entre a personagem e sua irmã e as convenções são desafiados por um planeta que ameaça colidir com a Terra.

Contágio (2011) - Direção: Steven Soderbergh - Com Matt Damon e Kate Winslet

Um vírus letal se espalha rapidamente, provocando pânico entre a população e dando início a uma corrida pela sobrevivência. Enquanto isso, a comunidade médica mundial busca uma cura para a epidemia.

Procura-se um amigo para o fim do mundo (2012) - Direção: Lorene Scafaria - Com Steve Carell e Keira Knightley

Um homem é abandonado por sua esposa, apavorada pela descoberta de que um meteoro irá se chocar em breve com a Terra. Ao lado de sua vizinha e da inseparável coleção de vinis da jovem, ele decide passar seus últimos dias na estrada.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário