one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Irmãos Grimm

Imagem:

Compartilhar:

Contos de Grimm completam 200 anos de lançamento

Criado em 20/12/12 10h00 e atualizado em 20/12/12 11h47
Por Davi de Castro Fonte:EBC

Irmãos Grimm
Irmãos Grimm

Era uma vez dois irmãos que há 200 anos começavam a publicar histórias que habitariam o imaginário das crianças de todo o mundo. Uma moça humilde que vai ao baile oferecido pelo príncipe e acaba perdendo um de seus sapatos. Uma princesa tão graciosa e alva como a neve que teve de fugir de seu castelo por causa da inveja de sua madrasta. Uma garota que decide visitar sua avó, mas percebe que há algo de estranho nela: "por que olhos tão grandes? E a boca, então?", ela chega a se perguntar. Esses são apenas alguns dos famosos enredos escritos por esses irmãos e você, provavelmente, deve saber o nome dessas histórias. Sim, estamos falando da Cinderela, da Branca de Neve e da Chapeuzinho Vermelho. 

Veja também:
Faça o download dos Contos de Grimm
Conheça o Canal Infantil do Portal EBC
Quer saber mais sobre os irmãos Grimm? Clique aqui
Escritor brasileiro Leo Cunha lê conto natalino da Chapeuzinho Vermelho, veja

As mentes brilhantes responsáveis por essas fábulas e muitas outras que conhecemos são Jacob e Wilhelm Grimm ou simplesmente irmãos Grimm. Começou em 1812, na Alemanha, com a publicação da coletânea "Contos de Grimm" (faça o download aqui). Rapunzel, João e Maria, A Bela Adormecida e O pequeno polegar estão entre as histórias do primeiro livro dos irmãos, que lançaram, em 1815, o segundo volume dos contos. Os escritores gravavam, assim, seu sobrenome na história: foram os primeiros a direcionar contos ao público infantil. Com isso, ganharam notoriedade e prestígio que percorreu e continua a percorrer o mundo.

Leia mais:
Descubra quais povos não festejam o Natal
Conhece músicas sobre o fim do mundo? Envie sua sugestão!
Saiba por que o mundo (não) vai acabar no dia 21 de dezembro de 2012

E para quem acha que os contos de fadas são coisas do passado, está muito enganado. Essas fábulas ainda servem de inspiração para muitos filmes, livros e séries de televisão. Para celebrar o legado dos irmãos alemães e os 200 anos do lançamento dos "Contos de Grimm", o Google desta quinta-feira (20) fez uma bela homenagem com um doodle que conta a história da Chapeuzinho Vermelho.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário