Compartilhar:
Festival de Brasília do Cinema Brasileiro termina em frevo
Criado em 24/09/12 23h54
e atualizado em 25/09/12 18h10
Por Portal EBC
Luz, câmera e muito suspense. Até a noite de premiação que revelou os vencedores do 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, não havia filme que ficasse imune aos seus concorrentes. Pelos corredores do Teatro Nacional, opiniões variadas davam o tom da cerimônia de gala realizada nesta segunda-feira (24). A prova disso foi o resultado final da principal categoria: 'Era Uma Vez Eu ,Verônica' e 'Eles Voltam' ganharam como longa-metragem de ficção.
Veja também:
Confira a lista geral dos ganhadores do Troféu Candango
Diretora paulista leva seis prêmios no Festival de Brasília
Pernambuco faz a festa na premiação do Festival de Cinema de Brasília
Produções pernambucanas foram o grande destaque do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
'Era Uma Vez Eu, Verônica', de Marcelo Gomes, fala sobre as reflexões de uma estudante de Medicina recém-formada que passa por um momento de incertezas quanto às suas escolhas profissionais. 'Eles Voltam', de Marcelo Lordello, conta a história de dois irmãos deixados na beira da estrada por seus pais. O que ambos têm em comum? A origem da produção: Pernambuco. O diretor Marcelo Gomes conta o significado dessas duas conquistas para o estado.
Na categoria de melhor longa-metragem em documentário, o júri oficial escolheu Otto, de Cao Guimarães, que acompanha o processo de gravidez de sua mulher e o nascimento de seu filho. Mas foi o filme Elena, de Petra Costa, que mais agradou ao público. A produção levou para casa o prêmio escolhido pelo júri popular na respectiva categoria. A diretora conta em vídeo o que ela mais acha que chamou a atenção dos espectadores.
Um dos destaques desta edição do Festival foi o caráter da democratização de acesso ao cinema, a exemplo da inclusão de novos pontos de exibição na programação oficial, sessões infantis e debates sobre o tema. O coordenador geral do Festival de Cinema de Brasília, Sérgio Fidalgo, fala mais a respeito.
Ouça também o áudio desta matéria:
Deixe seu comentário