one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Depoimento Mário Neira, ex-agente do serviço de inteligência uruguaio, afirma que participou de operação que teria resultado na morte de João Goulart na Argentina

Imagem:

Compartilhar:

Veja depoimentos extras e inéditos sobre a Operação Condor

Criado em 18/10/12 12h29 e atualizado em 18/10/12 12h42
Por Redação Fonte:EBC

Durante esta semana, a TV Brasil exibe uma série de reportagens especiais sobre a Operação Condor, nome dado a uma ação conjunta das ditaduras de seis países da América Latina para reprimir grupos de esquerda que contestavam os regimes políticos. O material que não foi ao ar, você vê aqui. Assista aos depoimentos extras e inéditos:

Mário Neira, ex-agente do serviço de inteligência uruguaio, afirma que participou de operação que teria resultado na morte de João Goulart na Argentina:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

O historiador Jair Krischke narra as duas participações do Brasil em conjuntos com governos repressivos sul-americanos. Segundo ele, o Brasil foi o criador da Operação Condor:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

A ex-militante uruguaia Lilian Celiberti conta como seria pega pela Operação Condor caso o jornalista Luiz Cláudio Cunha não tivesse aparecido após receber denúncia de um colega dela. Ela diz que sua prisão comprometeria o Brasil:

Creative Commons - CC BY 3.0 -


Maria Rita Apolinário, irmã de João Batista Rita, militante catarinense da organização M3G, conta a trajetória de seu irmão na resistência à ditadura e sobre seu desaparecimento na Argentina, após sua prisão. "Temos o direito de saber o que aconteceu", diz. Veja:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Confira nossa página especial sobre a Operação Condor

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário