one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Grito dos excluídos em Brasília em 2011

Imagem:

Compartilhar:

Grito dos Excluídos completa 20 anos e vai às ruas neste 7 de setembro

Criado em 04/09/15 19h17 e atualizado em 07/07/16 14h52
Por Leandro Melito e Fernanda Duarte* Fonte:Portal EBC

Com manifestações previstas em todas as capitais e em várias cidades do interior do país, o Grito dos Excluídos completa 20 anos nesta segunda-feira (7). A mobilização nacional trará o lema “Que país é esse que mata gente, que a mídia mente e nos consome?”, questionando a violência presente no modo de organização social, que marginaliza as pessoas, e a atuação da grande mídia, que manipula os meios de comunicação sob o seu poder conforme os seus interesses políticos, sociais e econômicos.

Os assuntos trazidos como tema do Grito são discutidos durante todo o ano para culminar em manifestações populares pelo Brasil no Dia da Independência. O papel da mídia é uma novidade entre os temas comumente escolhidos.

De acordo com a organização do evento, são esperadas cerca de 10 mil pessoas nos atos em São Paulo e em Aparecida (SP), onde há 28 anos ocorre também a Romaria dos Trabalhadores rumo ao Santuário da padroeira do Brasil, que passou a integrar as atividades da manifestação nos últimos anos. As atividades terão início às 7h no Porto Itaguassu, onde, de acordo com a história, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por pescadores em 1717, e, de lá, as pessoas seguem para o Santuário da padroeira do Brasil. Na capital paulista, estão sendo organizadas duas atividades: uma na Praça da Sé, que começa às 8h, com uma missa na Catedral, e a outra, organizada por movimentos de moradia, terá concentração na Praça Osvaldo Cruz, na Avenida Paulista, às 9h.

Em Fortaleza, os manifestantes sairão, da Praça do Cristo Redentor ao Seminário da Prainha, a partir das 7h30. Em Curitiba, a mobilização será realizada na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Belém, na Vila Centenário, a partir das 8h30. Em Brasília, o ato partirá da Catedral de Brasília e sairá em marcha por toda a Esplanada dos Ministérios, a partir das 8h. No Rio de Janeiro, a concentração acontece a partir das 9h, na esquina da Avenida Getúlio Vargas com a Uruguaiana. Em Salvador, o ato ocorre no Campo Grande a partir das 10h. 

Origem do Grito

A proposta do Grito surgiu no Brasil, em 1994, a partir da iniciativa da Pastoral Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e movimentos sociais e o 1º Grito dos Excluídos foi realizado em setembro de 1995, levando às ruas o tema da Campanha da Fraternidade daquele ano: “A Fraternidade e os Excluídos”. No ano seguinte, a Assembleia Geral dos Bispos, discutiu e aprovou a inserção do Grito dos Excluídos no projeto Rumo ao Novo Milênio. Em 1999, o Grito rompeu fronteiras e estendeu-se para as Américas. 

Confira a cronologia do Grito dos Excluídos:

 

 

* Com informações da Agência Brasil e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário