one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Definição de família prejudica outros arranjos familiares, diz especialista

Criado em 28/09/15 15h34 e atualizado em 28/09/15 16h17
Por Revista Brasil- Rádio Nacional de Brasília Fonte:EBC Rádios

Em entrevista para o Revista Brasil, a especialista em Direito de Família, Luciana Maciel, explicou que o conceito que trata o Estatuto da Família restringe 'família' a união entre um homem e uma mulher e a entidade familiar decorrente dessa união, ou um arranjo composto por qualquer um dos pais e seus filhos. 


Para Luciana Maciel, esse conceito é estreitamente restritivo. Ele vai tirar da proteção do estado todos os outros arranjos familiares existentes na nossa sociedade. Cita como exemplo: uma avó que cria seu neto deixaria de ser família, dois irmãos que não tem um pai, o tio que cria sobrinhos, as uniões homoafetivas. “Essa restrição acaba prejudicando uma grande parcela da população brasileira,” afirma.

Confira mais informações ouvindo a entrevista na íntegra no player abaixo:

Definição de família prejudica outros arranjos familiares, diz especialista

Segundo a advogada, existe todo um contexto fora da Casa legislativa, que vai completamente ao encontro dessas posições. É o contexto da inclusão, a oportunidade para que todas as pessoas busquem sua realização pessoal, o contexto de respeito. “Todo mundo tem que ter a liberdade para ser quem é, ser como é, e o estado tem que garantir essas liberdades de uma forma igual. Ele não pode ter preferências”, conclui Luciana Maciel.


O polêmico projeto do Estatuto da Família, que define família apenas a união entre homem e mulher, foi aprovado por 17 votos a cinco. Apresentado em caráter terminativo, o estatuto pode seguir direto para a apreciação do Senado, conforme prevê o regimento da Câmara. Mas os deputados contrários à proposta pretendem apresentar recurso para que o projeto também seja votado no plenário da Casa.

Confira a íntegra do PL 6583/2013, que dispõe sobre o Estatuto da Família.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário