one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mulher no computador

Imagem:

Compartilhar:

Inclusão: quais são as redes sociais mais populares entre deficientes visuais?

Criado em 12/05/15 15h13 e atualizado em 12/05/15 18h29
Por Texto: Leyberson Pedrosa | Entrevista: Anderson Falcão Fonte:Portal EBC

Para ler o texto abaixo no Windows, ative o aplicativo chamado Narrador

Para ler o texto abaixo no Linux, utilize a ferramenta “Orca”

Para ler o texto no MAC Apple, ative a configuração "Sistema de Voz"

Para ouvir a análise da professora Luciane Barbosa, clique no player abaixo:


Em tempo de convergência de mídias, as redes sociais são o primeiro lugar para postar uma foto ou um vídeo do que acontece no momento. Para pessoas com deficiência visual e cegas, a interação online com esses conteúdos visuais pode ficar prejudicada. Por isso, a pedagoga Luciane Barbosa, criadora do site http://www.braillu.com sobre ações inclusivas, defende mais acessibilidade na programação de páginas web. A professora  analisou os pontos positivos e negativos das redes sociais de acordo com sua experiência com alunos deficientes visuaisEntre as redes mais preferidas por eles, está o Whatsapp. Em último, o Facebook.

A professora, que também, é cega e ensina outras pessoas com deficiência visual de como usar a tecnologia a seu favor. “A navegação de uma pessoa cega ocorre por um software leitor de tela, que informa ao usuário tudo que ocorre no monitor”, explica. Em vez de se excluírem do universo conectado, Luciane considera que o desafio de seu trabalho seja incluir os alunos no mundo digital. “Muitos desconhecem suas próprias capacidades e recursos que existem hoje”, reforça.

Entre as diversas histórias de sala de aula, a professora relembra de uma aluna, que também era professora quando perdeu a visão. Depois de 15 anos sem escrever, Luciane mostrou a essa aluna como voltar a escrever e ler por meio de softwares.  “A aluna voltou ter o encanto e o prazer de poder escrever e ler", emociona-se. 

Foto de Janete Brandão de Moura Effting e Luciane Barbosa
Creative Commons - CC BY 3.0 - Foto de Janete Brandão de Moura Effting e Luciane Barbosa

Foto de Janete Brandão de Moura Effting

Análise das redes sociais

Em entrevista ao programa Ponto Com Ponto Br, Luciane Barbosa utilizou sua experiência para avaliar três redes sociais famosas na opinião dos alunos. O serviço de mensagens instantâneas Whattsapp ficou em primeiro lugar graças ao seu recurso de gravação de voz. Já o Twitter em segundo por complementar informações que aparecem na Televisão. Já o Facebook foi mais criticado por trabalhar muito mais com conteúdos visuais (fotos e vídeos) que muitas vezes são postados sem descrição ou legenda.

no Facebook (negativo): “No Facebook, muita gente publica imagem e esquece de legenda, tornando a interação complicada para uma pessoa cega”

yes Twitter (positivo): “É mais instantâneo e funciona como segunda tela da pessoa com deficiência visual. A gente pode assistir a TV e acompanhar o programa também pela ferramenta, que complementa a informação."

yesyes Whatsapp (positivo): “O Whattsapp tem sido a sensação entre pessoas cegas por causa do software de voz que existem nos celulares." 

enlightenedConclusão:  As diferentes opções de comunicação proporcionadas pela tecnologia permitem a todos escolherem a rede que melhor agrade.  Colecionamos grandes avanços, mas ainda vivemos em um mundo muito visual e com muitas páginas construídas indevidamente.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário