one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Polo gesseiro

Imagem:

Compartilhar:

Especial mostra situação de trabalhadores em polo de gesso no interior de Pernambuco

Criado em 06/05/15 11h31 e atualizado em 07/07/16 14h52
Por Caminhos da Reportagem Fonte:TV Brasil

A Chapada do Araripe, no sertão pernambucano, é conhecida por suas belezas naturais e pela hospitalidade de seu povo. Também ali, a 600 quilômetros de Recife, fica uma das maiores reservas de Gipsita do planeta. A Gipsita é a base do gesso, material muito usado na construção civil e na área da saúde. O polo gesseiro da região está entre as mais importantes fontes de riqueza natural do Brasil.

Apesar de movimentar a economia brasileira, o polo enfrenta sérios problemas ambientais, fiscais e trabalhistas. O pó de gesso em suspensão e os gases tóxicos lançados no ar põem em risco a saúde dos funcionários e dos moradores das cinco cidades.

A polêmica em torno do polo gesseiro de Pernambuco não impede a população local de se sustentar com o trabalho no gesso. Maria do Socorro de Souza, 26 anos, diariamente descarrega placas de gesso com até 11 quilos, cada. É o caso também de Josimar de Lima, 41 anos, que passou uma vida se dedicando a sua pequena fábrica, de onde tira o sustento dos 10 filhos. 

Assista na íntegra:

Creative Commons - CC BY 3.0 - Caminhos da Reportagem - O Ouro Branco de Araripina

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário