one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Wangari Maathai foi primeira africana a ganhar Nobel

Criado em 01/04/15 09h17 e atualizado em 07/07/16 14h52
Por Carmen Lúcia Fonte:Radioagência Nacional

Há 75 anos nascia a professora Wangari Muta Maatahi, ativista política do meio ambiente do Quênia e primeira mulher africana a receber o Prêmio Nobel da Paz.

Em1964, torna-se a primeira mulher da África Oriental a obter bacharelado em biologia, no Kansas. Dois anos depois obtém o mestrado em biologia pela Universidade de Pittsburgh e, em seguida, trabalha como pesquisadora em medicina veterinária na Alemanha. Em 1971, termina o doutorado em anatomia na Universidade de Nairóbi.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Wangari Maathai foi primeira africana a ganhar Nobel

Wangari Maatahi foi a primeira mulher na África Oriental e Central a receber o grau de doutora naquela universidade, onde também se tornou professora de anatomia veterinária. Em 2002, nas primeiras eleições livres do seu país, foi eleita membro do Parlamento. 

Além de acadêmica, Wangari Maathai ficou conhecida no mundo pela luta na conservação das florestas e do meio ambiente. Fundou o movimento do Cinturão Verde Pan-africano, no Quênia, responsável pelo plantio de 30 milhões de árvores. Em 2004, ganhou o Nobel da Paz. 

Cinco anos após receber o Nobel, Wangari Maathai tornou-se Mensageira da Paz das Nações Unidas, a convite do secretário-geral, Ban Ki-moon. 

Wangari Maathai, morreu de câncer, aos 71 anos, em Nairóbi. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário