one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Honestino Guimarães

Imagem:

Compartilhar:

Honestino Guimarães recebe homenagem nesta sexta durante Caravana da Anistia

Criado em 19/09/13 19h19 e atualizado em 20/09/13 15h22
Por Portal EBC

O Ministério da Justiça realiza nesta sexta-feira (19) a 73ª edição da Caravana da Anistia, na Universidade de Brasília (UnB). O destaque desta edição do evento, que percorre o Brasil reconhecendo casos de perseguição durante a ditadura militar, será a análise do processo de anistia do estudante Honestino Monteiro Guimarães. A partir das 14h, o Portal EBC transmite, em parceria com a TV UnB e a UNE, a sessão de anistia do caso Honestino. Você poderá acompanhar clicando no player abaixo. Ainda pela manhã, a partir das 10h, será feita uma sessão em homenagem aos professores e alunos da UnB que foram perseguidos no regime militar.

Aguarde o carregamento do player

 


 

Saiba o que é a Comissão de Anistia

Para assistir à transmissão pela TV UNE, clique aqui.

Nas sessões, são feitos pedidos públicos de desculpas aos brasileiros pela responsabiliade do Estado nos casos de violações de direitos humanos ocorridas durante o período. O requerimento de anistia política post mortem foi solicitado pela família de Honestino e tramitou na Comissão de Anistia, que realizou uma busca de documentos em arquivos públicos para corroborar com os fatos em torno das perseguições sofridas. Nesta sexta-feira, um conselheiro da comissão apresentará um relatório conclusivo sobre o caso. Segundo o  o presidente da Comissão de Anistia e secretário nacional de Justiça do MJ, Paulo Abrão,a reparação a Honestino Guimarães tem um caráter simbólico, já que a família dele não solicitou qualquer valor de indenização. “É o Estado pedindo desculpas aos familiares, e com isso reconhecendo que foi ele quem deu causa aos sofrimentos que o Honestino e seus familiares tiveram ao longo do tempo”, diz

Quem foi Honestino Guimarães?

Nascido em  Itaberaí (GO), Honestino iniciou sua militância ainda no ensino médio quando filiou-se à Ação Popular, organização clandestina originada de movimentos sociais católicos. Em 1965, já depois do golpe militar, prestou vestibular para geologia na UnB e foi aprovado. Já na universidade, Honestino foi eleito para o Diretório Acadêmico de Geologia e em 1967 tornou-se presidente da Federação dos Estudantes Universitários de Brasília (FEUB). Em agosto de 1968, forças do Exército invadiram a UnB para cumprir mandados de prisão contra Honestino e outras lideranças estudantis. Ele ficou preso até novembro. Da prisão, casou-se por procuração com a também militante estudantil Isaura Botelho, representado por seu pai.

Com o AI-5, passou a viver clandestinamente em São Paulo com Isaura, com quem teve uma filha, em 1970. Foi eleito presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE)  em 1971. No final daquele ano mudou-se para o Rio de Janeiro e seguiu vivendo clandestinamente, já separado de Isaura. Coordenava encontros estudantis na luta contra o regime militar. Em 10 de outubro de 1973 foi preso e desapareceu. Em sua homenagem, a principal organização estudantil da UnB chama-se Diretório Central dos Estudantes (DCE) Honestino Guimarães

O que é a  Comissão de Anistia?

O Brasil tem uma legislação que prevê a reparação a todos aqueles que foram perseguidos políticos e atingidos por atos de exceção durante a ditadura militar. Por meio dela foi criada a Comissão de Anistia, conselho do Ministério da Justiça que já julgou 60 mil processos em 11 anos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário