one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Base na confluência dos Rios Ituí e Itacoaí, no Vale do Javari, Amazonas.

Imagem:

Compartilhar:

Rios da Cidadania: atendimento a saúde feito por meio de barcos

Criado em 13/08/13 18h00 e atualizado em 13/08/13 18h58
Por Ana Lúcia Caldas e Juliana Russomano Fonte:Radiojornalismo EBC

Há quase 30 anos um médico formado pela Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro, foi trabalhar em Santarém, no Pará. Quando chegou, o médico Eugênio Scannavino encontrou uma realidade muito distinta da que estava acostumado: pessoas que nunca tinham visto um médico e crianças morrendo de diarreia todos os dias, sem nenhum tipo de assistência médica.

Ouça a reportagem completa:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Nesta época nasceu nele um sonho: um barco-hospital que levasse saúde às comunidades mais distantes. Muito trabalho e 22 anos depois, em 2006, começava a navegar o barco Abaré, que na linguagem local significa “amigo cuidador”. Por quatro anos o barco funcionou sob a coordenação da ONG Saúde e Alegria. A gestora ambiental da instituição, Elis Lucien, explica que a iniciativa deu início ao Projeto de Unidade Fluvial de Saúde da Família, do Ministério da Saúde, que hoje conta com outros barcos parecidos com o Abaré que levam atendimento médico às populações ribeirinhas.

Leia também:

- Rios da Cidadania: a vida dos ribeirinhos e o acesso aos direitos humanos

Atualmente, o Abaré atende a 34 comunidades da área do rio Tapajós. A unidade flutuante do Programa Saúde da Família conta com uma equipe de 15 profissionais entre eles médicos, dentistas, enfermeiros, agentes de endemias e técnicos de saúde. As viagens são feitas todo mês, de acordo com o cronograma da Secretaria de Saúde de Santarém. A última viagem do Abaré foi de primeiro a onze de julho e atendeu a mais de setecentas pessoas. Os procedimentos mais comuns são as consultas médicas e odontológicas, pré-natal e os exames laboratoriais.

O barco-hospital não é o único a navegar levando atendimento aos ribeirinhos. Existe também o barco-agência, que leva às populações os serviços mais comuns de uma agência bancária. O barco-agência, batizado de Chico Mendes, é da Caixa Econômica Federal e desde janeiro de 2011 navega pelo rio Solimões atendendo a mais de trezentas e quinze mil pessoas em onze municípios.

As navegações do Chico Mendes são mensais.De janeiro de 2011 a junho deste ano foram feitas 28 viagens. Entre os serviços que o barco-agência oferecem estão: a abertura de conta-corrente e de poupança; atendimentos relacionados a PIS, FGTS, Benefício Social e seguro-desemprego; e empréstimos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário