one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Rio Amazonas é declarado uma das sete maravilhas naturais do mundo

Imagem:

Compartilhar:

Rios da Cidadania: a vida dos ribeirinhos e o acesso aos direitos humanos

Criado em 13/08/13 21h00 e atualizado em 14/08/13 11h27
Por Ana Lúcia Caldas e Juliana Russomano Fonte:Radiojornalismo EBC

O Rio Amazonas é o segundo maior em extensão do mundo
Especial do Radiojornalismo da EBC mostra a relação dos povos da floresta com o transporte aquaviário no norte do país (Foto: Daniel Zanini H. / CC)

O radiojornalismo da EBC produziu uma série de matérias especiais sobre o acesso aos direitos humanos que as populações ribeirinhas possuem na região norte do país. São serviços como acesso à saúde, à educação e à cultura, que pela logística da região, não chega por meio das ruas, rodovias ou aeroportos da região. Mas pelos rios, por meio dos inúmeros barcos que modelam a vida de quem vive à margem dos rios.

As águas são as principais vias para o trânsito de cargas e de passageiros.  Pelas águas, chegam também médicos, cultura, banco e previdência social.  O ribeirinho sabe, que é pela navegação que chega o que para muitos pode parecer simples: a cidadania.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Já pensou em receber atendimento médico dentro de um barco? E sacar seu dinheiro do Bolsa-Família no meio do rio Amazonas? Pois é isso que acontece com a população ribeirinha em alguns lugares do Brasil:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Na terceira reportagem da série Rios da Cidadania, Ana Lúcia Caldas e Juliana Russomano apresentam iniciativas que navegam pelo Amazonas e que tansformam uma viagem pelo rio numa aventura pelo mundo das histórias.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Para quem mora ao longo dos rios, serviços como perícia médica, salário maternidade, reconhecimento de paternidade e até mesmo casamentos podem ser feitos em barcos que levam ações cidadãs para os ribeirinhos.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Quando os serviços não chegam pelas águas, é por elas, que os ribeirinhos vão em busca do que precisam. Confira a última reportagem da série Rios da Cidadania:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Reportagem: Ana Lúcia Caldas e Juliana Russomano
Produção: Kátia Buzar  
Sonoplastia: Marcus Vinicius

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário