one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Plenário do Fórum da Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, onde 26 policiais militares serão julgados pelo caso que ficou conhecido há mais de 20 anos como o Massacre do Carandiru

Imagem:

Compartilhar:

Escritório de direitos humanos da ONU comenta condenação de policiais militares no caso Carandiru

Criado em 23/04/13 13h42 e atualizado em 23/04/13 14h04
Por Portal EBC*

Plenário do julgamento do Massacre do Carandiru
A ONU parabenizou o Brasil por “depois de mais de duas décadas de impunidade em um dos incidentes de violência mais brutais em uma prisão, fazer justiça a algumas das vítimas do Carandiru (Marcelo Camargo/ABr)

A Porta-Voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), Cécile Pouilly, se pronunciou, na manhã desta terça-feira (23), a respeito da condenação de 23 policiais militares julgados pelas mortes do episódio que ficou conhecido o maior massacre do sistema penitenciário brasileiro – o massacre do Carandiru. Na ocasião, em 2 de outubro de 1992,  111 detentos foram mortos e 87 ficaram feridos durante a invasão policial para reprimir uma rebelião no Pavilhão 9 do Presídio do Carandiru, em São Paulo.

Leia também:

Justiça condena 23 policiais militares pelo Massacre do Carandiru

Defesa recorre de sentença que condenou PMs do Massacre do Carandiru

A autoridade do escritório de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) parabenizou o Brasil por “depois de mais de duas décadas de impunidade em um dos incidentes de violência mais brutais em uma prisão, fazer justiça a algumas das vítimas do Carandiru”. Cécile Pouilly afirmou, ainda, que a ONU permanecerá seguindo de perto a continuação dos julgamentos dos outros acusados.

Leia a declaração na íntegra:

“Em 21 de abril, o Tribunal do Júri de São Paulo condenou 23 policiais militares a longos anos de prisão por suas responsabilidades na morte de 13 detentos durante a repressão a uma rebelião na cadeia do Carandiru em 2 de outubro de 1992. Um total de 111 detentos perderam suas vidas durante a supressão da revolta. Investigações revelaram que muitos prisioneiros foram baleados à queima-roupa.

Antes desta condenação, a única pessoa que tinha sido julgada pelas mortes no Carandiru foi o comandante da operação, coronel Ubiratan Guimarães, que em 2001 foi condenado por uso excessivo da força, mas absolvido em segunda instância em 2006. Outros 53 policiais militares devem ir a julgamento nos próximos meses por ligação com as mortes de outros detentos no Carandiru.

Parabenizamos as autoridades brasileiras, depois de mais de duas décadas de impunidade em um dos incidentes de violência mais brutais em uma prisão, por fazer justiça a algumas das vítimas do Carandiru e seguiremos de perto a continuação dos julgamentos dos outros acusados. Também encorajamos as autoridades brasileiras a resolver urgentemente a terrível situação das prisões onde aproximadamente meio milhão de pessoas estão detidas.

Sobre o caso:
Os 23 policiais militares foram sentenciados a 156 anos de prisão cada. Nenhum oficial de alta patente foi condenado neste julgamento. Os 23 policiais eram membros da Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar (ROTA) – grupo de elite da Polícia Militar de São Paulo.”

*Com informações do site da ONU no Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário