Compartilhar:

Jogo Geocaching reinventa a brincadeira do "Caça ao Tesouro" com o uso da tecnologia

02/06/14 16h26
Leyberson Pedrosa
Caixa com  "tesouro" encontrado pelo Geocacher (Wikimedia Commons)

Uma nova atividade na internet está reinventando o clássico jogo do "Caça ao Tesouro". O programa PontoComPontoBr desta segunda-feira (2) abordou como o Geocaching mobiliza pessoas a esconderem objetos simbólicos em diferentes lugares e a divulgarem sua localização pela web. A partir disso, quem participa da brincadeira deve usar um GPS ou um aparelho celular com funções de localização para encontrar o objeto escondido.

A professora brasiliense Juliana Mendes contou ao programa sobre sua motivação para fazer parte dessa comunidade de "geocachers", como são chamadas os adeptos da brincadeira. Ela também detalhou como funciona o jogo e deu algumas dicas de como localizar os tesouros.

Ouça a entrevista completa aqui:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

O geocaching em 5 perguntas:

1) O que é?

Passatempo ao ar livre que utiliza um geolocalizador via satélite - normalmente um GPS, para encontrar uma pequena caixa fechada com objeto dentro e à prova d´água.

2) Que tipo de equipamento é necessário?

Um aparelho GPS ou de um aplicativo instalado em um smartphone.

3) Como fazer parte da brincadeira?

Pelo site internacional geocaching.com e por aplicativos de celular. "Depois disso, você começa a procurar e guardar os objetos de forma colaborativa e coletiva", explica Juliana.

4) Há riscos?

Segundo a professora, em toda tecnologia há riscos como encontrar alguém que queira apenas tumultuar o jogo, mas que há regras estampadas na caixa para minimizar esses riscos.

5) Um aplicativo gratuito para usar?

Há vários aplicativos. Entre eles, Juliana recomenda o C:Geo por ser gratuito para dispositivos móveis.

Leia outras notícias no canal de Tecnologia

Compartilhar: